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http://hdl.handle.net/10773/21315
Título: | Os jogos digitais na fisioterapia do doente vítima de acidente vascular cerebral |
Autor: | Ribeiro, Tânia Cristina Ferreira |
Orientador: | Veloso, Ana Isabel Costa, Rui Jorge Dias |
Palavras-chave: | Comunicação multimédia Jogos de computador Fisioterapia Acidente vascular cerebral |
Data de Defesa: | 7-Jun-2016 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | O Acidente Vascular Cerebral (AVC), devido a um crescente aumento na sua
incidência constitui um tema cujo interesse tem preocupado profissionais de
saúde, governos e sociedade civil, justificado pelo estilo de vida pouco
saudável e pelo envelhecimento crescente da população.
Os pacientes vítimas de AVC apresentam deficiências motoras que se definem
por hemiparesia. Esta patologia define-se pela diminuição da força no lado
oposto ao hemisfério cerebral lesado pela hemorragia consequente do AVC,
resultando em quadros clínicos de espasticidade. Os músculos espásticos são
resistentes à extensão e tendem à contração, resultando em distúrbios
motores graves que comprometem a capacidade do indivíduo na execução de
tarefas básicas da vida diária. Para devolver a mobilidade a estes pacientes é
aconselhado pelos stakeholders de saúde o tratamento com fisioterapia, mas
as sessões de fisioterapia podem revelar-se insuficientes para um tratamento
efetivo. Para incentivar o paciente a superar as suas dificuldades estes
profissionais recomendam uma série de tarefas domésticas repetitivas que
exijam o movimento do membro superior afetado, tais como, empilhar itens ou
simular a limpeza de superfícies, tarefas que se revelam pouco motivadoras e
monótonas.
Os jogos digitais, pelo potencial de estimulação físico e cognitivo, podem
revelar-se uma solução para motivar a recuperação de doentes. Em alternativa
às tarefas domésticas pouco estimulantes, no presente projeto propõe-se um
jogo digital de interação gestual.
O objetivo é estender a fisioterapia para o ambiente doméstico, de forma a
que, o jogador vítima de AVC possa praticar movimentos fundamentais para
uma recuperação de uma forma lúdica e motivadora. Over the past years, health professionals, governments and civil society have shown an increased interest in stroke. Indeed, this interest may be due to the increase in its incidence, unhealthy lifestyles and the aging of the population. The stroke victims are patients, who have physical disabilities defined as hemiparesis. This condition consists in a reduced strength of the members situated in the opposite side relative to the injured hemisphere, as a consequence of the hemorrhaging stroke, resulting in clinical manifestations of spasticity. Spastic muscles are resistant to the extension of the arm and they tend to shrink. This may lead to severe motor disorders that affect the individual's ability to perform daily-living tasks. Although these patients are advised by health stakeholders to do physical therapy with the purpose of giving back the mobility of its members, the therapy sessions may be insufficient for an effective treatment. Furthermore, these professionals also recommend a series of repetitive tasks that require the use of the affected upper limb, such as stacking items or simulating surface cleaning. However, these tasks may not be sufficiently motivating, being monotonous activities. A digital game, due to its potential of stimulating physical and cognitive activities, can be a solution to motivate the recovery of patients. Instead of performing domestic tasks, this project proposes a digital game with a gestural interaction. The goal of this research is to extend this motor therapy to the domestic environment, once it enables the user to practice the affected limb by using fundamental movements through a video game. |
Descrição: | Mestrado em Comunicação Multimédia |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/21315 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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