Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/21311
Title: Estratégias de ensino mediadas pelas tecnologias no modelo EduLab
Other Titles: Teaching strategies mediated by technologies in the EduLab model
Author: Oliveira, Ana
Pombo, Lúcia
Keywords: modelo EduLab
tecnologias
flipped classroom
trabalho colaborativo
ensino por pesquisa
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores
Abstract: O modelo EduLab pretende promover um processo de ensino e aprendizagem dinâmico e motivador através da implementação de práticas de ensino inovadoras. Para além do apetrechamento das salas de aulas com diversos recursos tecnológicos, a usar de forma integrada, pedagógica e inovadora, o modelo EduLab preconiza a formação e o acompanhamento dos docentes. Neste artigo pretende-se caraterizar as estratégias de ensino mediadas pelas tecnologias implementadas no Agrupamento de Escolas de Gafanha da Nazaré (Portugal), um dos dez agrupamentos de escolas onde foi implementado o projeto piloto EduLabs, no ano letivo 2014/2015. Com vista à concretização deste objetivo, recolheram-se dados através de grelhas de registo de aulas, diário de bordo da investigadora, inquéritos por questionário e relatórios reflexivos dos professores. Verifica-se que a implementação do modelo EduLab conduziu a uma utilização frequente dos recursos disponibilizados no contexto do projeto. A utilização destes recursos está maioritariamente associada à resolução de propostas de trabalho pelos alunos (em suporte digital), à exposição pelo professor e à realização de atividades de pesquisa, uma das estratégias preconizadas no modelo EduLab. Apesar de menos frequente que o trabalho individual, também o trabalho colaborativo foi promovido tendo por base o recurso a tecnologias. Regista-se ainda a implementação da metodologia de flipped classroom em algumas aulas dos vários anos de escolaridade envolvidos. Apesar de os docentes identificarem potencialidades nesta estratégia de ensino inovadora, como a promoção de uma aprendizagem mais ativa e responsável, reconhecem alguns obstáculos à sua implementação, sobretudo nos primeiros anos de escolaridade.
The EduLab model intends to promote a dynamic and motivational teaching and learning process through innovative teaching practices implementation. Besides the diversified technological resources to equip classrooms, to be used in an integrated, pedagogical and innovative way, the EduLab model recommends teacher training and monitoring. This paper aims to characterize technology-mediated teaching strategies that were implemented in the School Grouping of Gafanha da Nazaré (Portugal), one of the ten groups of schools where the EduLab pilot project was implemented during the 2014/2015 school year. In order to achieve this goal, data was collected through lessons registration grids, questionnaire surveys and teachers’ reflective reports. The model implemented has effectively led to a frequent use of resources available in the EduLab project context. The use of these resources mainly relates to the students’ elaboration of work proposals (in digital format), teacher’s exposition and the accomplishment of research activities, one of the strategies advocated by the EduLab model. Although less frequently than individual work, collaborative work was also promoted through the use of technologies. It is also noticeable the implementation of the flipped classroom method in lessons of the several school levels involved. Although teachers identify potential in this innovative teaching strategy, such as the promotion of a more active and responsible learning, they also recognize some obstacles to its implementation, especially in early school levels.
El modelo EduLab pretende promover un procedimiento de enseñanza y de aprendizaje dinámico y motivador a través de la implementación de innovadoras prácticas de enseñanza. Además del equipamiento de las aulas con diversos recursos tecnológicos, para ser usados de forma completa, pedagógica e innovadora, el modelo EduLab preconiza la formación y el acompañamiento de los docentes. En este artículo se pretende caracterizar las estrategias de enseñanza medidas por las tecnologías implementadas en el Agrupamiento de Escuelas de Gafanha da Nazaré (Portugal), uno de los diez agrupamientos de escuelas donde fue implementado el proyecto piloto EduLab, en el año lectivo 2014/2015. Con vistas a concretar este objetivo, se recogieron datos a través de fichas de registro de las clases, cuaderno de bitácora de la investigadora, cuestionarios e informes reflexivos de los profesores. Se verifica que la implementación del modelo referido condujo a una frecuente utilización de los medios disponibles en el contexto del proyecto. La utilización de estos medios está mayoritariamente asociada a la resolución de propuestas de trabajo por los alumnos (en formato electrónico), a la exposición por el profesor y a la realización de actividades de búsqueda, una de las estrategias recomendadas en el modelo EduLab. A pesar de hacerlo con menos frecuencia que el trabajo individual, también fue promovido el trabajo colaborativo teniendo como base la utilización de recursos tecnológicos. Se muestra también la implementación de la metodología de flipped classroom en algunas clases de los diversos años de escolaridad incluidos. A pesar de que los docentes reconocen potencialidades en esta estrategia de enseñanza innovadora, como la promoción de una enseñanza más activa y responsable, reconocen, también, algunos obstáculos en su implementación, sobre todo en los primeros años de escolarización.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/21311
ISSN: 1647-3582
Publisher Version: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3913
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estratégias de ensino mediadas pelas tecnologias no modelo EduLab.pdfEstratégias de ensino mediadas pelas tecnologias no modelo EduLab308.62 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.