Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/21304
Title: | Modelos de análise das competências desenvolvidas em interações plurilingues em contexto de intercompreensão à distância: contributos de uma meta-síntese de estudos empíricos |
Author: | Espinha, Ângela Araújo e Sá, Maria Helena De Carlo, Maddalena |
Keywords: | Interação plurilingue intercompreensão à distância modelos de análise de interações meta-síntese |
Issue Date: | 2017 |
Abstract: | Neste estudo, o conceito de intercompreensão é apresentado enquanto uma forma de comunicação plurilingue que implica um duplo esforço dos interlocutores: por um lado, compreender as línguas do outro e, por outro, fazer-se compreender na(s) língua(s) que conhece. Numa perspetiva dialógica e socioconstrutivista, considera-se a interação entre atores que vivem em diferentes línguas e culturas como um espaço privilegiado de desenvolvimento de competências, intensificado por novas formas de comunicar associadas à mobilidade virtual, o que motivou um conjunto de estudos em Intercompreensão à distância. Neste trabalho será apresentada uma meta-síntese destes estudos com vista a (i) analisar os modelos e/ou conceitos de análise de interações plurilingues em formato virtual, e (ii) sistematizar as competências mobilizadas e desenvolvidas em contexto de Intercompreensão à distância, identificadas nesses estudos. Prevê-se uma certa dispersão no que diz respeito aos modelos e conceitos de referência utilizados, o que reforça a necessidade de desenvolver um referencial de avaliação de competências em intercompreensão. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/21304 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Comunicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Enjie_apresentação_VF.pdf | 946.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.