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http://hdl.handle.net/10773/21276
Título: | O diálogo intercultural nas escolas portuguesas: o caso do Clube Europeu da Escola Secundária de São Pedro do Sul |
Autor: | Côrte-Real, Maria Leonor de Mello Bandeira |
Orientador: | Araújo e Sá, Maria Helena Almeida Beirão de |
Palavras-chave: | Educação Comunicação intercultural Desenvolvimento de competências Educação intercultural Educação para a cidadania Ensino básico Projeto educativo Pluralismo Ciências sociais - Europa |
Data de Defesa: | 2017 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | Em sociedades cada vez mais abertas, permeáveis e
multiculturais como as atuais, a escola e as suas atividades são
fundamentais para a formação de futuros cidadãos, ao
promover aspetos relevantes da cidadania ativa como aqueles
relacionados com o diálogo intercultural e o conhecimento
mútuo (pessoal e coletivo).
Esta investigação perfila-se no entendimento de que a educação
intercultural é uma abordagem educativa que favorece a
abertura à diversidade cultural, assentando no pressuposto de
que a valorização da diversidade e do diálogo intercultural
promove conhecimentos, atitudes e competências interculturais
considerados como relevantes para a atualidade, uma vez que
levam a um melhor interconhecimento relativamente ao outro
e por consequência, combatem a exclusão, a xenofobia, o
racismo e a discriminação.
Neste contexto, o presente estudo centra-se na análise das
atividades do Clube Europeu (CE) da Escola Secundária de São
Pedro do Sul (ESSPS) destinadas aos alunos do Ensino Básico
regular, desenvolvidas ao longo do ano letivo de 2010-2011,
procurando observar como estas promovem o diálogo
intercultural nos alunos e facultam uma melhor informação
acerca da Europa, contribuindo deste modo para uma maior
compreensão do pluralismo europeu.
No ano em causa, a investigadora acompanhou pessoalmente
todas as atividades realizadas pelo CE para os alunos acima
referidos, já que a investigação decorreu na escola onde leciona,
e aplicou, ela própria, os instrumentos de recolha de dado no
sentido de verificar os objetivos propostos.
Trata-se portanto de um estudo de caso de características
etnográficas, de cariz qualitativo, onde a investigadora assumiu
o papel de observador participante. Após a realização de cada
atividade do CE neste ano letivo, foram recolhidos os dados da
investigação por meio da aplicação de um inquérito por
questionário aos alunos que as realizaram, aos professores e
encarregados de educação participantes numa delas (o “Projeto Quem Somos?”), às chefias intermédias e de topo da escola, à
Coordenadora do CE da ESSPS e ao Coordenador Nacional dos
Clubes Europeus. Pretendia-se, com estes questionários,
conhecer as suas opiniões sobre a ação e as potencialidades
e/ou constrangimentos do CE da escola estudada. Todos os
dados foram analisados de acordo com a técnica de análise de
conteúdo e com base num dispositivo de análise construído a
partir do modelo de Competência Intercultural de Byram (1997).
Os resultados obtidos parecem apontar para o facto de a ação
deste CE ter dado a conhecer a diversidade cultural europeia,
nomeadamente a sua composição e funcionamento, a sua
diversidade linguística, as suas tradições e património
construído. Ajudou também a formar e preservar a identidade
cultural e a valorizar essa mesma diversidade, assim como a
viver os valores europeus. Promoveu competências de sabercompreender
e saber-fazer relativamente a outros povos e
culturas, particularmente a compreender os problemas
económicos e sociais, a importância das línguas na comunicação
e os desafios da realidade atual, contribuindo também para que
os alunos aprendessem a descentrar-se de si próprios
colocando-se no lugar do outro, e, vivendo experiências de
diálogo, aumentassem a sua autonomia pessoal, no exercício da
sua cidadania.
As chefias intermédias e de topo assim como os dirigentes do
Clube Europeu da escola e dos clubes nacionais afirmaram,
como potencialidades das atividades do CE da ESSPS, aspetos
relacionados com a valorização do respeito pelo outro e sua
cultura associada ao aumento do conhecimento histórico e
cultural e a aprendizagens transversais dos alunos; referiram
ainda um maior trabalho cooperativo entre professores e alunos
e uma maior ligação escola-família-comunidade, dando
cumprimento ao seu Projeto Educativo.
Relativamente aos constrangimentos, afirmaram-se limitações
de caráter temporal, financeiro e logístico, assim como de
mobilização da escola e da comunidade e de interconhecimento
e trabalho colaborativo entre Clubes Europeus, em particular
entre os do distrito de Viseu.
Tratando-se de um estudo bastante circunscrito e de cariz
exploratório, não é possível fazer generalizações, dada a
ausência de outras investigações sobre o funcionamento e
atividades de outros Clubes Europeus, nomeadamente no
mesmo distrito. No entanto, pelos resultados obtidos parecenos
haver aspetos nas atividades dos Clubes Europeus (ou pelo
menos nas do CE analisado) que reputamos como fundamentais para o crescimento dos jovens, tais como o conhecimento do
pluralismo europeu, a valorização da diversidade cultural e a
promoção do diálogo intercultural, numa Europa a necessitar de
unidade e refundação assentes em valores partilhados,
coletivamente assumidos e para os quais a escola pode e deve
contribuir. In increasingly open, permeable and multicultural societies like the present ones, the school and its activities are central to the formation of future citizens by promoting relevant aspects of active citizenship as the issues of intercultural dialogue and the mutual knowledge (personal and collective). This research profiles on the understanding that the intercultural education is an educational approach that suits openness to cultural diversity, relying on the assumption that the value of diversity and intercultural dialogue promote intercultural attitudes and skills considered relevant to the present, since this leads to a better inter knowledge concerning the other and therefore, combat exclusion, xenophobia, racism and discrimination. In this context, the actual study concentrates on the analysis of the European Club activities (EC) secondary school of São Pedro do Sul (ESSPS) for pupils of regular basic education, developed throughout the school year 2010-2011, trying to observe how it promotes intercultural dialogue among students and provides better information about Europe, thus contributing to a better understanding of European pluralism. The research took place in the school where the researcher teaches and in the year in question, personally followed all activities undertaken by the EC to the students mentioned above, applying itself analytical instruments in order to verify the proposed objectives. It is therefore, a case study of ethnographic characteristics with a qualitative perspective, where the researcher assumed the role of participant observer. After the accomplishment of each activity of the EC in this school year, the research data was collected through the applying of a survey to students involved in those activities, teachers and parents participated in one of them (Who we are Project?) and also to the middle and Top Management and Top of the school, the EC Coordinator of ESSPS and the National Coordinator of the European Club. With these questionnaires, we intended to know their views on the action and the potential and / or EC constraints of the studied school. All data was analyzed according to the content analysis technique and from an analysis device based on the Byram’s Intercultural Competence model (1997). The results seem to point out that this European Club’s action has made European cultural diversity known, namely its composition and functioning, its linguistic diversity, its traditions and heritage. It has also helped to shape and preserve cultural identity and to value diversity, as well as to live European values. It has promoted competency in the understanding of other people and other cultures, economic and social problems, the importance of languages in communication and the challenges of present reality. It has helped students to learn to focus on others and put themselves in the place of the other. Having lived experiences of dialogue has also increased students’ personal autonomy in the exercise of their citizenship. Intermediate and top leaders, as well as those responsible for the school’s European Club along with other national clubs mentioned the enhancement in respecting others, their culture, and in historical and cultural knowledge plus the transverse learning of students as potential of the ESSPS European Club’s activities. A noticeable cooperation between teachers and students was felt and a greater link between school-familycommunity in compliance with the Educational Project was also experienced. With regard to restriction, financial and logistical constraints were stated. Likewise, there were some limitations in time and in school/community mobilization, in sharing knowledge and working collaboratively among European Clubs, particularly among those in the district of Viseu. Since this is a very limited study and of exploratory nature, it is not possible to generalize, because of the lack of studies about the operating activities of other European Clubs, including the district of Viseu. However, the results obtained seem to have aspects in the activities of the European Clubs (or at least in the analyzed EC) which we consider fundamental for the growth of young people, such as knowledge of European pluralism, the valorization of cultural diversity and the promotion of intercultural dialogue in Europe in need of unity based on shared values and re-founding collectively assumed and for which the school can and should contribute. |
Descrição: | Doutoramento em Educação - Didática e Desenvolvimento Curricular |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/21276 |
Aparece nas coleções: | UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
Ficheiros deste registo:
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