Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/21261
Title: O diretor de curso na universidade: líder pedagógico ou gestor administrativo?
Author: Oliveira, Marta Susana Matos
Advisor: Costa, Jorge Adelino
Vieira, Rui Marques
Keywords: Ensino superior
Liderança - Ensino superior
Diretores de curso
Papel dos professores
Relações professor-aluno - Ensino superior
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O cargo de diretor de curso no ensino superior é de criação recente e ainda pouco estudado. O papel e as funções do diretor de curso surgem na sequência dos processos de massificação do ensino e da consequente necessidade de as universidades responderem a exigências como as da qualidade pedagógica e da atratividade perante os seus públicos. A presente investigação foca-se no desempenho dos diretores de cursos de licenciatura numa Universidade pública portuguesa pretendendo aferir-se a relevância da dimensão pedagógica na sua ação, tendo em conta a sua própria perceção, bem como a dos docentes e dos alunos desses cursos. Com base numa abordagem que se socorre de perfis de liderança, pretende-se analisar e compreender as funções e o modo e ação deste líder intermédio na universidade. O paradigma seguido neste estudo é o descritivo-interpretativo e o procedimento metodológico adotado foi o estudo de caso, utilizando-se, para o efeito, sobretudo um inquérito por questionário desenvolvido e aplicado em junho de 2015. Os resultados apontam para uma perceção dos próprios que aponta para um perfil de diretor de curso como líder pedagógico, apesar dos constrangimentos burocrático-administrativos que reconhecem limitar a sua ação. No entanto, a perceção dos docentes e dos alunos não é coincidente com a daqueles, pois o diretor de curso é entendido por estes como estando mais próximo de um gestor administrativo. Este estudo, permitindo um conhecimento mais esclarecido do desempenho do diretor de curso, em particular das dimensões pedagógica e administrativa da sua ação, poderá também contribuir para melhorar o funcionamento da organização pedagógica da universidade.
The position of degree director in higher education is of recent creation and still to be studied. The role and degree director of the functions arise as a result of the massification process of education and the consequent need for universities to respond to requirements such as the educational quality and attractiveness before their public. This research focuses on the performance of the directors of undergraduate courses in a Portuguese University trying to perceive the educational dimension in their action, taking into account their own perception, as well as the perception of teachers and students of these degrees. Based on an approach that bails of leadership styles, we intend to analyze and understand the functions and the way this leader behave in the university. The paradigm followed in this study is descriptive and interpretive and the methodological procedure adopted was the case study, using for this purpose, a questionnaire developed and implemented in June 2015. The results point to a perception of themselves that points to a degree director profile as an educational leader, despite the bureaucratic constraints that they recognize that limit their action. However, the perception of teachers and students is not coincident with those; the degree director is understood by them as an administrative manager. This study, allowing a more enlightened knowledge of the performance of the degree director, particularly in the educational and administrative dimensions, can also help to improve the functioning of the educational organization aspect of the university.
Description: Doutoramento em Educação - Administração e Políticas Educacionais
URI: http://hdl.handle.net/10773/21261
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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