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dc.contributor.advisorPereira, Anabela Sousapt
dc.contributor.advisorEduardo, Agatângelo Joaquim dos Santospt
dc.contributor.authorMendes, Laurinda Magalhães Carlos Sebastião Máquinapt
dc.date.accessioned2017-12-21T14:23:08Z-
dc.date.available2017-12-21T14:23:08Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/21259-
dc.descriptionDoutoramento em Educação - Psicologia da Educaçãopt
dc.description.abstractA presente investigação procurou contribuir para a discussão da problemática da transição de jovens adultos para a Universidade, encarada como um processo de adaptação a novos contextos, implicando o desenvolvimento de novas e diversificadas competências. Neste contexto, foi pretensão deste estudo implementar um programa de intervenção sobre métodos de estudo no Ensino Superior Angolano (PIME-ESA). No estudo participaram estudantes do Instituto Superior de Ciências da Saúde (ISCISA) a frequentarem o primeiro ano da licenciatura em enfermagem. Esta investigação visou Identificar os métodos de estudo utilizados pelos alunos, construir e implementar um programa de intervenção de métodos de estudo para estudantes Angolanos (PIME-ESA) e avaliar a eficácia e a satisfação dos estudantes com o programa. A metodologia contou com a execução de três estudos. O primeiro estudo (E1) em que se adaptou e validou a ECME-ES para a realidade Angolana (NE1=286), um segundo estudo (E2, NE2=36) em que se implementou o programa de intervenção (PIME-ESA) e um terceiro estudo (E3, NE3=36) em que se avaliou a eficácia do programa. Esta investigação, nos seus estudos E2 e E3 é do tipo quasi-experimental, com uma natureza quantitativa e conta com uma amostra probabilística aleatória constituída por 36 alunos distribuídos equitativamente por 2 grupos, grupo experimental (NGE =18) e grupo de controlo (NGC= 18). Os resultados indicam que, para os participantes, as dimensões da motivação, da compreensão, da avaliação, da organização diária da área de estudo, da gestão de tempo e da procastrinação são as que mais necessitam de intervenção. Depois de efetuada a intervenção com o PIME-ESA registaram-se melhorias ao nível dos métodos de estudo nos alunos submetidos ao programa de intervenção nomeadamente na definição de objetivos e na planificação e gestão do tempo de estudo, quando comparados com os alunos não intervencionados. Os estudantes mostraram-se satisfeitos com o PIME-ESA assim como com os temas que abordou. Este trabalho conta contribuir para a promoção da qualidade do e no Ensino Superior Angolano possibilitando uma maior reflexão em torno dos métodos de estudo como facilitadores da apreensão e construção de conhecimentos, e consequentemente melhoria do rendimento académico, diminuição do abandono académico e posterior promoção do sucesso escolar em Angola.pt
dc.description.abstractThe present research sought to contribute to the discussion of the problem of the transition of young adults to the University, seen as a process of adaptation to new contexts, implying the development of new and diversified competences. In this context, it was the intention of this study to implement an intervention program on methods of study in Angolan higher education (PIME-ESA). In the study participated students of the Higher Institute of Health Sciences (ISCISA) to attend the first year of the degree in nursing. The methodology involved the execution of three studies. The first study (E1) in which the ECME-ES was adapted and validated for the Angolan reality, a second study (E2) in which the intervention program (PIME-ESA) was implemented and a third study (E3) Assessed the effectiveness of the program. This quasi-experimental research has a quantitative nature and has a random probabilistic sample consisting of 36 students distributed equally by 2 groups, experimental group (NGE = 18) and control group (NGC = 18). The results indicate that, for the participants, the dimensions of motivation, comprehension, evaluation, daily organization of the study area, time management and procastrination are the ones that most need intervention. After the intervention with the PIME-ESA, there were improvements in the methods of study in the students submitted to the intervention program, namely in the definition of objectives and in the planning and management of the study time, when compared with the non-intervention students. The students were satisfied with PIME-ESA as well as with the subjects they addressed. This work wants to contribute to the promotion of the quality in Angolan higher education, allowing a greater reflection on the methods of study as facilitators of knowledge acquisition and construction, and consequently improvement academic performances, reduction of academic abandonment and subsequent promotion of academic´s success .pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPsicologia da educaçãopt
dc.subjectEnsino superior - Angolapt
dc.subjectAlunos do superiorpt
dc.subjectEstratégias de adaptação emocionalpt
dc.subjectDesenvolvimento individualpt
dc.subjectMétodos de estudopt
dc.subjectDesenvolvimento das competênciaspt
dc.subject.otherPrograma psicoeducativopt
dc.subject.otherMétodos de estudopt
dc.subject.otherCompetênciaspt
dc.subject.otherSucesso académicopt
dc.subject.otherEnsino Superior angolanopt
dc.subject.otherIntervenção psicoeducativapt
dc.titlePrograma de intervenção sobre métodos de estudo no ensino superior angolano (PIME-ESA)pt
dc.typedoctoralThesispt
thesis.degree.leveldoutoramentopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
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