Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/21257
Título: Gestão da ansiedade no ensino superior: o contributo de um programa de biofeedback
Outros títulos: Anxiety management in higher education: the contribution of a biofeedbock program
Autor: Chaló, Paulo Alexandre Ferreira
Orientador: Pereira, Anabela Sousa
Palavras-chave: Psicologia clínica
Ansiedade - Alunos do superior
Biofeedback
Emoções
Sucesso escolar
Stresse (Psicologia)
Data de Defesa: 2017
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Tem sido notória a preocupação com o aumento do stresse e perturbações de ansiedade entre alunos do ensino superior. O presente trabalho pretende contribuir para uma linha de investigação inovadora em Portugal que tem como propósito estudar a eficácia do biofeedback na gestão do stresse e ansiedade nestes alunos. Uma revisão sistemática demonstrou reduzida investigação nesta área, existindo uma congruência de resultados na demonstração da eficácia desses programas. Foram definidos como objetivos: identificar o número mínimo de sessões para a eficácia de um programa de biofeedback; e avaliar essa eficácia na redução e prevenção de valores elevados de stresse e ansiedade. Foram realizados 4 estudos do tipo quasi-experimental, que envolveram 142 estudantes, distribuídos por 2 tipos de grupo. Os grupos experimentais realizaram sessões de biofeedback utilizando o equipamento Biofeedback 2000-xpert, enquanto aos grupos de controlo não foi atribuída nenhuma tarefa. Os dois primeiros estudos permitiram replicar resultados de investigações anteriores com programas de 5 sessões: os alunos com ansiedade elevada dos grupos experimentais apresentaram reduções significativas na ansiedade; os alunos sem ansiedade elevada dos grupos experimentais mantiveram estáveis os níveis de stresse e ansiedade. A comparação entre os programas de 5 e 8 sessões revelou reduções mais significativas no programa de 8 sessões, tendo-se definido esse número como o mínimo de sessões eficazes. Os estudos seguintes procuraram avaliar a sua eficácia utilizando amostras de maior dimensão. Num estudo observou-se uma redução significativa dos valores de stresse e ansiedade no grupo experimental após as 8 sessões, enquanto no grupo de controlo não se registaram variações significativas. No outro estudo, no grupo que realizou as 8 sessões de biofeedback verificaram-se reduções significativas nos índices de stresse total, autoestima e bem-estar, e ansiedade social; enquanto no grupo de controlo se verificaram aumentos significativos ao nível do stresse total, e autoestima e bem-estar. Da integração dos resultados obtidos, constata-se o aumento dos níveis de stresse e ansiedade nos alunos do primeiro ano. Os grupos com valores normais de ansiedade que não realizaram qualquer intervenção apresentaram um aumento significativo do stresse e ansiedade, o que realça a necessidade de desenvolver soluções eficazes, facilmente implementáveis e economicamente viáveis. A criação de programas de biofeedback em instituições do ensino superior poderá ser uma resposta a esta demanda, com bons índices de eficácia tanto ao nível da prevenção como do tratamento de problemas de stresse e ansiedade.
A great concern with increased stress and anxiety disorders among higher education students has been evident. The present work intends to contribute to an innovative research line in Portugal that aims to study the efficacy of biofeedback in the management of stress and anxiety in these students. A systematic review has shown a lack of research in this area, but with congruence of results in demonstrating the efficacy of these programs. The objectives of this work were: to identify the minimum number of sessions for the effectiveness of a biofeedback program, and evaluate this efficacy in reducing and preventing high levels of stress and anxiety. Four quasi-experimental studies were carried out, involving 142 students, distributed in 2 types of groups. The experimental groups performed biofeedback sessions using the Biofeedback 2000-xpert equipment, while to the control group was not assigned any task. The first two studies allowed to replicate the results from previous investigations with 5-session programs: students with high anxiety from the experimental groups showed significant reductions in anxiety; students without high anxiety from experimental groups maintained stable their levels of stress and anxiety. The comparison between 5 and 8 session programs revealed more significant reductions in the 8-session program, as a result, this was defined as the minimum of effective sessions. The following studies sought to evaluate its efficacy using larger samples. In one study, there was a significant reduction in stress and anxiety values in the experimental group after 8 sessions, while in the control group there were no significant variations. In another study, the group that performed the 8 sessions of biofeedback revealed significant reductions in total stress, self-esteem and well-being, and social anxiety levels; in the control group there were significant increases in total stress, and self-esteem and well-being levels. From the integration of the obtained results, it is verified the increase of the levels of stress and anxiety in the first-year students. The groups with normal anxiety values that have not performed any intervention showed a significant increase in their stress and anxiety levels, which highlights the need to develop effective, easily implemented and economically viable solutions. Biofeedback programs in higher education institutions may be a response to this demand, with good levels of effectiveness in terms of prevention and treatment of stress and anxiety problems.
Descrição: Doutoramento em Psicologia
URI: http://hdl.handle.net/10773/21257
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DEP - Teses de doutoramento

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