Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/21256
Title: Papel dos dispositivos móveis nas aprendizagens informais dos jovens com trissomia 21: um estudo de caso
Author: Reis, Sofia Isabel Correia
Advisor: Almeida, Ana Margarida Pisco
Keywords: Comunicação multimédia
Desenvolvimento das competeências - Jovens
Síndrome de Down
Literacia financeira
Aplicações móveis
Dispositivos móveis
Realidade virtual
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Numa altura em que as tecnologias de informação e comunicação se posicionam na linha da frente dos vários cenários educativos, dando ímpeto motivacional aos processos de ensino e aprendizagem das crianças e jovens com problemáticas específicas, importa compreender o papel dos atuais dispositivos móveis de interface táctil, na mediação das aprendizagens informais dos jovens com T21. Com uma abordagem metodológica assente no estudo de caso, esta investigação, de cariz marcadamente exploratório, teve como participante primário um jovem com T21, nas três etapas investigativas. A primeira etapa, identificada no contexto desta investigação como estudo preliminar, foi desenvolvida em parceria com outro investigador, tendo permitido a validação de um protótipo, sustentado num modelo concetual assente na hierarquia Cenário, Evento, Tarefa. Este modelo pode ser mapeado para outros cenários de aprendizagem (formal, informal ou não formal), conferindo-lhe escalabilidade e adaptabilidade. Ainda nesta primeira etapa foi possível aferir que o participante poderia beneficiar de um modelo de aprendizagem sustentado na instanciação de momentos. Na segunda etapa, foi realizado um estudo comparativo entre dois dispositivos móveis de interface táctil (iPad e iPhone) que permitiu identificar uma maior adequabilidade do smartphone aos cenários de aprendizagem informal distinguidos, nesta investigação, como determinantes à formação da pessoa com T21. Os resultados da terceira etapa viabilizaram a especificação de uma prova de conceito de uma app mobile, suportada na instanciação de três momentos, designados de Pré Evento, Evento e Pós Evento. Esta revelou-se uma estratégia importante no auxílio às aprendizagens do perfil de jovens similares ao do participante, tendo sido validada, em contexto de entrevista, por diferentes intervenientes das relações educacionais do participante. A Prova de Conceito prevê, ainda, a utilização de apps de uso comum, rentabilizando o potencial de uso dos dispositivos móveis de interface táctil, no suporte à realização de eventos funcionais do quotidiano típico do participante, nomeadamente no campo de competências transversais, como é o caso da literacia financeira. A utilização de apps de uso comum é ainda identificada como uma mais-valia para a normalização de competências digitais, minimizando, desde logo, o hiato tecnológico existente entre este perfil de utilizadores e os seus pares com um desenvolvimento típico. O envolvimento parental e de outros intervenientes ligados às dinâmicas educacionais do jovem revelaram-se também fundamentais à operacionalização da Prova de Conceito apresentada. Dada a unicidade deste estudo de caso, os resultados dificilmente podem ser generalizáveis, contudo, o estudo corrobora resultados presentes em investigações mais robustas, que reconhecem o potencial dos dispositivos móveis nas práticas diárias de jovens com T21.
At a time when information and communication technologies are at the forefront of the various educational scenarios, giving motivational impetus to the teaching and learning processes of children and young people with disabilities is important to understand the role of the current digital mobile devices in the mediation processes of teenagers with Down Syndrome, focusing in informal learning contexts. Following a case study approach, this exploratory research had as a primary participant a teenage boy with T21. The first stage of this investigation, as a preliminary study, was developed in collaboration with another researcher, resulting in the validation of a developed prototype supported in a hierarchy model based on scenario, event, and task. This hierarchical model could be mapped to other learning scenarios giving it scalability and adaptability. Additionally, it was possible to verify that the participant could benefit from a model of learning sustained in the instantiation of moments such as Pre event, Event and Post event. In the second stage, the comparative study between two digital mobile devices (iPad and iPhone) allowed to identify a greater suitability of the smartphone to the informal learning scenarios highlighted in this investigation as essential to the personal development of individuals with T21. The results of the third stage enabled the specification of a proof of concept of a mobile app, supported in the instantiation of three moments, called Pre Event, Event and Post Event. This proved to be an important strategy to help the learning of young people with a profile similar to the participant’s profile. The proof of concept was validated in the context of an interview by secondary and tertiary participants (participant parents, ICT expert and a special educational teacher). The proof of concept also foresees the common-use apps, making use of digital touch mobile devices possible, in order to support the performance of typical functional events of the participant's daily life, namely in the field of transversal competences, such as the case of financial literacy. Common-use apps are still identified as an added value for the standardization of digital skills, minimizing, from the start, the technological gap between this profile of users and their peers’ profile with a typical development. The involvement of parents and other actors related to the educational dynamics of the youngster have also proved to be fundamental to carry through the proof of concept presented. Given the uniqueness of this case study, the results can hardly be generalized. However, the study corroborates present findings in more robust investigations that recognize the potential of mobile devices in the daily practices of young people with T21.
Description: Doutoramento em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/21256
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DE - Teses de doutoramento

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