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Title: Práticas educativas no âmbito da linguagem: importância dos processos de compartilha de conhecimentos e recursos
Author: Sousa, Teresa Margarida de Figueiredo Malheiro de
Advisor: Santos, Paula Ângela Coelho Henriques dos
Almeida, Ana Margarida Pisco
Keywords: Educação especial
Práticas educativas
Pessoas com necessidades especiais
Deficiências da linguagem
Actividades de aprendizagem
Recursos educativos
Patologia da linguagem - Reabilitação
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Devido à sua elevada prevalência, complexidade e implicações em outras áreas desenvolvimentais, as dificuldades que algumas crianças/jovens experienciam na linguagem oral e escrita desafiam os agentes educativos (pais, profissionais de educação e de saúde) a criarem práticas educacionais e terapêuticas que articulem as diferentes áreas de conhecimento, com vista a uma intervenção direcionada às especificidades de cada criança/jovem com Necessidades Especiais (NE) e, consequentemente, à promoção do seu sucesso educativo e social. Partindo da questão “- Como facilitar as práticas educativas e reabilitativas em crianças/jovens com dificuldades na linguagem oral e escrita?”, concebemos e desenvolvemos um website denominado Compartilha. Este espaço online foi criado com a finalidade de promover uma cultura de compartilha de conhecimentos, dúvidas e recursos na área das NE, nomeadamente, no campo da linguagem oral e escrita. Através de uma metodologia de investigação-ação, num primeiro ciclo que durou nove meses e contou com a participação de um grupo piloto, foi promovida uma série de dinâmicas com o propósito de facilitar os processos de compartilha no website. No segundo ciclo, e durante três meses, propôs-se um modelo combinado entre a modalidade online e a presencial, com a personalização de recursos para problemáticas específicas. Houve evidências de uma maior interação e partilha ao longo do período de teste, verificando-se uma melhoria da consciencialização da importância das práticas de reflexão, comunicação e partilha. Constatou-se que os recursos partilhados, devido ao seu rigor científico, contextual e representativo, contribuíram para a melhoria das práticas educativas/reabilitativas dos participantes. A adaptação e personalização dos materiais e recursos promoveu a motivação, atenção e a permanência na tarefa, facilitando a intervenção e o treino específico das áreas deficitárias. Este estudo evidenciou a necessidade e a importância da implementação de dinâmicas de compartilha e de aprendizagem colaborativa, no sentido de facilitar e adaptar o processo ensino/aprendizagem a crianças com dificuldades de linguagem oral e escrita. O espaço online Compartilha, pela sua organização e características, poderá facilitar esses processos colaborativos, sendo uma ferramenta útil para as práticas educativas/reabilitativas.
Due to their high prevalence, complexity and implications in other areas of development, the difficulties experienced on oral and written language by some children/youth, challenge education agents (parents, education and health professionals) to create educational and therapeutic practices that bring together the different areas of knowledge, shaping an intervention directed to the specificities of each child with Special Needs (SN) and, consequently, for the promotion of his/hers educational and social success. Starting from the question “- How can we promote education and rehabilitation practices addressed to children/youth with difficulties in oral and written language?”, we have conceived and developed a website called Compartilha. This online space has been created in order to promote a culture of sharing of knowledge, doubts and resources in SN field, namely, in oral and written language field. Making use of an action-research methodology, during a first cycle that lasted for nine months and counted on the participation of a pilot group, we promoted a range of dynamics that aimed to facilitate the sharing processes on the website. Then, during the second cycle, and for three months, an online/face-to-face combined model with personalized resources to be used in specific problems, was proposed. It was evident the occurrence of a higher interaction and sharing initiatives within the testing period, as well as a clearer awareness of the importance of communication, sharing and reflective practices. The adaptation and personalization of the educational materials and resources has promoted the motivation, attention and staying on task, thus facilitating the intervention and specific training of the of deficit areas. It was easy to conclude that, due to their scientific background and representative accuracy, shared resources made a contribution to the improvement of the participants’ education/rehabilitation practices. The adjustment and personalization of materials and resources endorsed the motivation, focus and stimulus lasting, making easier the intervention and specific training in areas showing a deficit. This study has made clear the need and the importance of implementing sharing and collaborative learning dynamics in order to relieve and adjust the learning and development processes of children with difficulties in oral and written language. Thanks to its layout and features, the website Compartilha has evidenced its potential to make easier these collaborative processes, becoming an useful tool to be employed in education/rehabilitation practices.
Description: Doutoramento em Educação - Didática e Desenvolvimento Curricular
URI: http://hdl.handle.net/10773/21251
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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