Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/21250
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCabrita, Isabelpt
dc.contributor.authorSchenkel, Maria Herminia Benincápt
dc.date.accessioned2017-12-21T11:30:55Z-
dc.date.issued2017-07-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/21250-
dc.descriptionDoutoramento em Multimédia em Educaçãopt
dc.description.abstractÀ medida que a sociedade vai evoluindo, as formas de ensino e aprendizagem têm vindo a sofrer alterações significativas, nomeadamente ao nível das estratégias pedagógicas que, cada vez mais, são direcionadas para os educandos. Em uma sociedade conectada em redes, as perspectivas educacionais impulsionadas pelas possibilidades da Web 2.0 trazem um novo potencial para o fazer pedagógico, principalmente nos cursos realizados a distância. Nesta modalidade, é necessário superar o desafio decorrente da separação física entre os aprendentes e as ferramentas da Web 2.0 podem constituir-se uma mais-valia por permitir maior interação entre os pares, partilha de informação, possibilitando novas formas de comunicação. Investigou-se, neste contexto, a influência da construção de um e-portfólio reflexivo para avaliação das e para as aprendizagens, construção esta apoiada na interação, mediada por ferramentas da Web 2.0, para o desenvolvimento de conhecimentos, promoção da capacidade reflexiva e de motivação no âmbito de uma disciplina de um curso realizado a distância. O estudo ocorreu na unidade curricular de Fundamentos da Educação a Distância, do curso de Pedagogia a distância da Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil. Metodologicamente, optou-se por uma abordagem essencialmente qualitativa e pelo design de estudo de caso, tendo-se partido de uma análise meso, envolvendo todos os alunos de uma turma/polo, no qual a investigadora era professora, e evoluindo para uma análise micro, estudando quatro casos desta turma. Utilizaram-se diversas técnicas de recolha de dados - inquirição, observação e recolha documental, suportadas por variados instrumentos como questionário, entrevistas, diário de bordo da investigadora, teste inicial e final e, principalmente, os e-portfólios dos alunos-caso. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e essa análise permitiu concluir que o e-portfólio contribuiu para a construção e aplicação de conhecimento, para o desenvolvimento da capacidade de reflexão e motivação para a aprendizagem.pt
dc.description.abstractAs the society evolves, teaching and learning strategies undergo remarkable changes, especially in pedagogical strategies that, increasingly, are directed towards the learners. In a networked society, the educational perspectives driven by the possibilities of Web 2.0 bring a new potential to the teaching, particularly in distance learning courses. In this modality, it is necessary to overcome the challenge of the physical distance between the learners and the tools of Web 2.0 may be an added value by enabling a greater interaction between the peers, the sharing of information, allowing new forms of communication. In this context, this study addressed the influence of the construction of a reflexive e-portfolio for the evaluation of and for the learning in the development of knowledge, the promotion of reflective and motivational capacity within a curricular unity of a distance course. The construction of the e-portfolio was supported by peer interaction and mediated by Web 2.0 tools. This study was developed under the curricular unity Fundamentos da Educação a Distância (Introduction to Distance Education) of the distance-based course of Pedagogy of the University of the State of Santa Catarina, Brazil. Methodologically it was developed a qualitative investigation based on a case study into two levels. In a meso level, the study involved all the students of a class in which the researcher was the teacher. In a micro level, the analysis addressed four specific trajectories / cases within this class. Several data collection techniques – survey, observation and documentary collection – were used, supported by a variety of investigative instruments such as questionnaire, interviews, research diary, tests and, mainly, students’ e-portfolios. The data were submitted to content analysis and this analysis allowed to conclude that the e-portfolio contributed to the construction and application of knowledge, for the development of capacity of reflection and motivation for learning.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMultimédia em educaçãopt
dc.subjectEnsino à distânciapt
dc.subjectPortfóliopt
dc.subjectWeb 2.0pt
dc.subjectAvaliação da educaçãopt
dc.subject.otherE-portfóliopt
dc.subject.otherWeb 2.0pt
dc.subject.otherEducação a distânciapt
dc.subject.otherConstrução do conhecimentopt
dc.subject.otherMotivaçãopt
dc.subject.otherReflexãopt
dc.titleA construção do e-Portfólio reflexivo como instrumento avaliativo das e para as aprendizagens em educação a distânciapt
dc.typedoctoralThesispt
thesis.degree.leveldoutoramentopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.date.embargo2018-07-28T10:00:00Z-
dc.identifier.tid101225644-
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PhD_Herminia_ Schenkel.pdf4.43 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.