Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/21180
Título: A aprendizagem cooperativa: uma experiência em aula de formação musical
Autor: Murcela, Marisa Valente
Orientador: Caspurro, Helena
Palavras-chave: Música - Aprendizagem
Ensino de música
Aprendizagem cooperativa
Data de Defesa: 2016
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Esta dissertação pretende contribuir para a diversificação de estratégias de ensino para a Formação Musical (FM), nomeadamente através da Aprendizagem Cooperativa (AC), uma metodologia cuja aplicação, privilegiando o desenvolvimento das competências sociais dos alunos em sala de aula, visa, simultaneamente e através da exploração do potencial da interação entre pares, a promoção aprendizagem. Os objetivos deste projeto prendem-se tanto com 1) a compreensão do que é a AC, os elementos que a caracterizam, benefícios e limitações, e o modo como esta deve ser implementada em sala de aula, de acordo com a pesquisa bibliográfica, bem como 2) aprender a lidar com esta metodologia, desenvolvendo uma experiência prática com uma turma de FM. A experiência foi realizada com uma turma de 3º grau do Conservatório de Música do Choral Phydellius (CMCP) classe que, para além de apresentar genericamente problemas de aprendizagem no âmbito da leitura e escrita musical, era caracterizada por situações sob o ponto de vista social e comportamental, críticas, nomeadamente entre alguns dos seus elementos: dificuldades de interação com os colegas, comportamentos menos adequados e pouca participação em sala de aula, mesmo quando solicitados. As atividades foram elaboradas tendo em conta o grupo de sujeitos envolvidos. Assim, tendo em vista o grupo particular de alunos em estudo, o presente projeto pretende responder às seguintes questões: 1) Quais os pressupostos educativos da AC e de que de que forma poderão ajudar a melhorar os comportamentos dos alunos em sala de aula? 2) De que forma esta abordagem poderá ajudar a promover a aprendizagem de leitura e escrita musical, nomeadamente de alguns conteúdos rítmicos, melódicos e harmónicos do programa de FM do 3º grau do CMCP através da interação entre pares? Os resultados obtidos através da implementação de atividades de AC sugerem que esta metodologia permitiu o desenvolvimento de competências sociais dos alunos envolvidos na experiência. Os dados, evidenciando aspetos como melhoramento do ambiente em sala de aula, participação dos alunos, nomeadamente na exposição de dúvidas e partilha de ideias, sugerem ainda que sem resultados aferidos, que a aprendizagem das competências musicais envolvidas, a leitura e escrita notacional, também foram fortificadas.
This dissertation aims to contribute to the diversification of teaching strategies for Music Education (ME), namely through Cooperative Learning (CL), a methodology whose application, favoring the development of the social skills of students in the classroom, simultaneously and Through the exploration of the potential of peer interaction, the promotion of learning. The objectives of this project relate both to (1) the understanding of what CL is, the elements that characterize it, benefits and limitations, and how it should be implemented in the classroom, according to bibliographic research, and such as 2) learning to deal with this methodology, developing a practical experience with an ME group. The experiment was carried out with a 3rd grade class from the Choral Phydellius Conservatory of Music (CPCM), which, in addition to presenting generically learning problems in the field of reading and writing, was characterized by situations from a social and behavioral, criticism, especially among some of its elements: difficulties of interaction with colleagues, less appropriate behaviors and little participation in the classroom, even when requested. The activities were elaborated taking into account the group of subjects involved. Thus, in view of the particular group of students under study, this project intends to answer the following questions: 1) What are the educational assumptions of the CL and how can they help to improve the behavior of students in the classroom? 2) In what way can this approach help promote learning in reading and writing, in particular some rhythmic, melodic and harmonic content of the CPCM 3rd grade ME program through peer interaction? The results obtained through the implementation of CL activities suggest that this methodology allowed the development of social skills of the students involved in the experience. The data, evidencing aspects such as improvement of the classroom environment, student participation, namely in the exposition of doubts and sharing of ideas, also suggest that, without concrete results, the learning of the musical skills involved, reading and writing were fortified.
Descrição: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/21180
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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