Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/2115
Title: Desenvolvimento de sistema de tracção baseado em pilha de combustível
Author: Carvalho, Tiago Daniel Duarte
Advisor: Cunha, Manuel Bernardo Salvador
Azevedo, José Luís Costa Pinto de
Keywords: Engenharia electrónica
Pilhas de combustível
Motores eléctricos
Controladores eléctricos
Defense Date: 2009
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho visa a implementação de um sistema de tracção baseado em pilha de combustível. Apresenta como objectivo principal a sua inclusão num veículo automóvel, cuja eficiência deverá ser o ponto fulcral. De facto, na origem da concepção deste veículo está a participação na prova de eficiência “Shell Eco Marathon”. Nesse sentido, foi necessário elaborar um estudo do estado de arte relativo às pilhas de combustível, de modo a definir uma tecnologia cujos requisitos se encontrem enquadrados com o sistema a desenvolver. Posteriormente, efectuou-se um estudo relativo aos motores eléctricos de acordo com as especificações. Desenhou-se um controlador electrónico capaz de efectuar o controlo do motor. Este proporciona o controlo da velocidade e rotação do mesmo. A gama de velocidade implementada varia desde os 250 rpm e os 3400 rpm. Ao longo desta dissertação são apresentados os conteúdos descritos anteriormente, bem como os principais resultados e conclusões retiradas da realização do trabalho. ABSTRACT: This work aims the implementation of a traction system based on fuel cells. Displays primary purpose for inclusion in a car, whose efficiency should be the focal point. Indeed, behind the design of this vehicle is the participation in the efficiency challenge called "Shell Eco Marathon”. Accordingly, it was necessary to prepare a study on the fuel cells state of the art in order to define a technology whose requirements are framed with the system to develop. Subsequently, a study of the electric motors in accordance with the specifications. Drew is an electronic controller able to check the engine. This provides the control of rotation speed and the direction of the motor. The range of speed implemented varies from 250 rpm and 3400 rpm. Throughout this dissertation are the contents described above, and the main results and conclusions drawn from the completion of work.
Description: Mestrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações
URI: http://hdl.handle.net/10773/2115
Appears in Collections:DETI - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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