Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/21138
Title: Uma nova capacidade de distribuição e um novo ciclo no transporte aéreo
Author: Nabais, Paulo Alexandre Gonçalves
Advisor: Ferreira Dias, Marta
Jorge, Sílvia
Keywords: Gestão e planeamento em turismo
Viagens turísticas
Transporte aéreo
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Hoje em dia as companhias aéreas debatem-se com a problemática dos custos de distribuição que têm, principalmente pelo canal indireto, ou seja através dos sistemas de reserva. O presente trabalho tem como o objetivo estudar as várias estratégias que as Companhias Aéreas têm à sua disposição, e estudar quais serão os comportamentos estratégicos dos vários intervenientes no mercado com a entrada do New Distribution Capability. Numa primeira parte é feito um estudo teórico acerca das várias temáticas deste estudo, mas principalmente dos vários problemas e acontecimentos ao longo dos anos na distribuição do transporte aéreo. Por fim, recorreu-se à teoria dos jogos, mais especificamente a modelos de jogos estáticos de tomada de decisão simultânea para averiguar quais as previsões de comportamento das companhias aéreas nas escolhas de canais de distribuição. Com o desenvolvimento do modelo verificou-se que as decisões das companhias aéreas acerca de que tipo de canal de distribuição usar, dependem do custo de distribuição que os GDS cobram. O valor deste custo torna-se crucial para que uma companhia aérea decida continuar ou não a usar os GDS.
Nowadays, airlines struggle with the distribution costs that they have through the indirect channel, mainly through the reservation systems. The objective of this work is the study of the different distribution strategies that the Airlines have at their disposal. Also, it analyses the strategic behaviour of the several players in the market with the entry of New Distribution Capability. The first part concerns, apart from other topics, the theoretical approach to multiple problems and events over the years affecting the distribution of air transportation. Finally, in this research, we used game theory, more specifically a static game model of simultaneous decisions to find which strategic behavior have the airlines when it comes to choose the distribution channels. With the development of the model it was found that the decisions of airlines about what kind of distribution channel to use, depends on the distribution cost that GDS charge. The value of this cost becomes crucial for an airline decide to continue or not to use the GDS.
Description: Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/21138
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Final - para entrega (F).pdf1.81 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.