Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/21128
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Luísa Álvarespt
dc.contributor.authorReis, Ângela Sofia dospt
dc.date.accessioned2017-12-13T09:37:13Z-
dc.date.issued2016-12-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/21128-
dc.descriptionMestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractEste estudo aborda a temática da produção de textos narrativos do ponto de vista ortográfico, com o objetivo principal de analisar a evolução da ocorrência de erros ortográficos nas produções escritas de dois grupos de alunos do 2.º ao 4.º ano de escolaridade. Para tal, foram recolhidos textos narrativos de crianças do 2.º ao 4.º ano de um Agrupamento de Escolas do distrito de Aveiro. Estes textos foram analisados tendo em conta a Tipologia de erro proposta por Araújo, Mieiro e Martins (2007), adaptada por Moura (2012). Neste estudo foram analisados textos de sete crianças, procurando-se identificar quais os tipos de erros mais e menos frequentes na escrita e tentando compreender se a progressão do percurso escolar do 2.º para o 4.º ano se fez de forma evolutiva, isto é, se os erros ortográficos diminuem à medida que os anos de escolaridade avançam. A seleção das crianças foi feita a partir de uma tabela fornecida pela professora titular onde os alunos são identificados pelo seu sucesso ou insucesso escolar em geral e, desta maneira, poder analisar alunos com diferentes performances de leitura e escrita. Os resultados obtidos revelam que os alunos com bom desempenho escolar não deixam de exibir o mesmo quadro de erros que os alunos com fraco desempenho. Apesar disto, revelam diferenças significativas do ponto de vista da sua frequência.pt
dc.description.abstractThe principal topic of this study is the narrative texts production in the point of view of the orthography. The main purpose is analysing the evolution of the orthography errors occurrence of second and fourth grades students in their writing productions. For this, we collected some narrative texts written by these students in a school in Aveiro. This texts were analysed according to the Moura’s adaptation (2012) to the error typology which was proposal by Araújo, Mieiro e Martins (2007). In this study, we also analysed the texts of seven children, identifying which kind of errors are more or less frequent in their writing and understand if the course progression of the second and fourth grades were made in an evolutionary way. In other words, if the orthography errors had been reducing while their academic careers move forward. The children selection was made from a table which was given by the holder teacher where the pupils are identified for their school success or failure in general and, in this way, we can analyse students with different reading and writing performances. The results reveal that the students with good performances also present the same errors as the students with a weak performance. Although, they reveal significant differences in the frequency’s point of view.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da escritapt
dc.subjectEnsino básico 1º ciclopt
dc.subjectEstratégias da aprendizagempt
dc.subjectProcesso de escritapt
dc.subjectOrtografiapt
dc.subjectErros ortográficospt
dc.subject.otherTextos narrativospt
dc.subject.otherOrtografiapt
dc.subject.otherErros ortográficospt
dc.subject.otherDidática da ortografiapt
dc.subject.otherProdução escritapt
dc.titleOs erros ortográficos em textos narrativos: um estudo longitudinal com alunos do 1º ciclopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.date.embargo2019-01-09T09:00:00Z-
dc.identifier.tid201935880-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf1.85 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.