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dc.contributor.advisorTeixeira, António Joaquim da Silvapor
dc.contributor.advisorVeloso, João Manuel Pires da Silvapor
dc.contributor.authorRios, Ana Catarina Branquinhopor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:51:59Z-
dc.date.available2011-04-19T13:51:59Z-
dc.date.issued2009por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/2069-
dc.descriptionMestrado em Ciências da Fala e da Audiçãopor
dc.description.abstractObjectivo/Tema: O presente trabalho assenta no estudo das capacidades metafonológicas de uma amostra de crianças de idade pré-escolar e início do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB). Método: Foi utilizada a proposta de Teste de Avaliação de Competências Fonológicas (TACF), desenvolvida no âmbito do trabalho, para investigar as capacidades metafonológicas de crianças de idade pré-escolar e início do 1º ano do 1º CEB, numa amostra de crianças do concelho de Tondela. Resultados: Verificou-se que a tarefa metafonológica que ofereceu menos dificuldade de realização às crianças da amostra foi a tarefa de consciência silábica, seguindo-se-lhe a tarefa de percepção global do comprimento da palavra, consciência fonémica, consciência lexical e, por último, como tarefa mais complexa em termos metafonológicos, a consciência intra-silábica. Discussão: Apesar da diversidade de tarefas metafonológicas existentes em testes nacionais e estrangeiros, dos procedimentos e materiais implicados nesses testes serem diferentes dos utilizados no TACF, encontraram-se semelhanças nos resultados obtidos pelo TACF e resultados publicados. ABSTRACT: Objective: this work investigates the meta-phonological capabilities of children at the pre-school and beginning of the first grade Method: a test of phonological skills was developed – named TACF- and applied to children in the municipality of Tondela. Results: it was found that the task offering less difficulty to the children of the sample was the task of syllabic conscience, followed by the tasks of perception of overall word length and phonemic distinction. As more complex task emerged intra-syllabic awareness. Discussion: despite the diversity of tasks existing in domestic and foreign tests, the different procedures and materials involved in those tests relative to our test (TACF), similarities in the results obtained and reported in the litterature for other tests were found.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000231492por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCiências da fala e da audiçãopor
dc.subjectCompetências da línguapor
dc.subjectCrianças pequenaspor
dc.subjectFonéticapor
dc.titleCompetências fonológicas na transição do pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básicopor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:DCM - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado
DETI - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

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