Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/2059
Title: | Usabilidade em sistemas de realidade virtual : estudos com utilizadores |
Author: | Santos, Paulo José Nascimento |
Advisor: | Santos, Beatriz de Sousa Dias, Paulo Miguel de Jesus |
Keywords: | Engenharia de computadores Realidade virtual Interacção homem-computador Usabilidade |
Defense Date: | 2008 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Existe uma grande variedade de dispositivos que podem ser usados pelos utilizadores, em sistemas de realidade virtual, para visualizar e interagir com ambientes virtuais. No entanto, não se conhecem bem as suas potencialidades e problemas em termos de usabilidade. O principal objectivo deste trabalho foi estudar a influência dos dispositivos de saída e de interacção, bem como de algumas características externas, do sistema e dos próprios utilizadores, na usabilidade de um sistema de realidade virtual. Sendo assim, estudou-se através de experiências controladas e estudos exploratórios o desempenho, satisfação e conforto de utilizadores enquanto realizavam tarefas de navegação num ambiente virtual, utilizando diferentes plataformas em diferentes condições de familiarização com o sistema e em diferentes circunstâncias (do ambiente virtual e real) As plataformas usadas foram um desktop comum, um desktop modificado em que a imagem é projectada numa tela e uma plataforma que inclui um Head Mounted Display (HMD) com diferentes dispositivos de interacção em alternativa. Este trabalho veio reforçar a ideia anteriormente existente de que os utilizadores têm dum modo geral piores desempenhos com o HMD, porém a sua satisfação é semelhante; no entanto o desempenho dos utilizadores que se treinaram a usar o HMD melhorou. Verificou-se ainda, que o desempenho dos utilizadores com dois dispositivos de entrada (rato e joystick) não foi significativamente diferente. ABSTRACT: A variety of devices exist for the interaction and visualization of virtual environments that users experiment through virtual reality systems. However, their usability issues are not well known. This work aimed at studying the influence on the usability of a virtual reality system with interaction and display devices, of some external characteristics such as the itself and the user. Hence, we studied (through controlled and exploratory experiments) user performance, satisfaction and comfort while performing navigation tasks in a virtual environment, using different platforms under various conditions. The platforms used were a common desktop, a modified desktop where the image is projected on an ordinary screen, and a platform including a Head Mounted Display (HMD) with several alternative interaction devices. The results support the outcome of previous work, according to which, users have worse performances while using the HMD, yet they demonstrate similar satisfaction levels, and the performance of users that were trained in using the HMD improved. Moreover, user performance was not significantly different while using two different interaction devices (mouse and joystick). |
Description: | Mestrado em Engenharia de Computadores e Telemática |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/2059 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DETI - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2009001004.pdf | 1.37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.