Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/1934
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Duarte, Aníbal Manuel de Oliveira | por |
dc.contributor.advisor | Ferreira, José António de Vasconcelos | por |
dc.contributor.author | Fernandes, Nelson Manuel Loureiro | por |
dc.coverage.spatial | Aveiro | por |
dc.date.accessioned | 2011-04-19T13:49:45Z | - |
dc.date.available | 2011-04-19T13:49:45Z | - |
dc.date.issued | 2008 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/1934 | - |
dc.description | Mestrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações | por |
dc.description.abstract | Esta dissertação aborda a problemática da gestão de tráfego urbano com recurso à utilização de tecnologias de informação, telecomunicações e electrónica. Daqui resulta uma síntese de conhecimentos sobre sistemas de transportes inteligentes e, nomeadamente, sobre a recolha dinâmica de dados relativos ao tráfego baseados na integração de um sistema GPS com um sistema de informação geográfica, através de um dispositivo móvel, PDA. O trabalho apresentado pretende dar a conhecer ao leitor alguns sistemas de aquisição de dados existentes, assim como a evolução dos sistemas de transportes inteligentes e sistemas de informação geográficos para transportes. Esta dissertação descreve também o processo de desenvolvimento de um protótipo de recolha de dados, com interface simples, que facilmente permite a utilizadores com poucos conhecimentos informáticos o levantamento de dados relativos ao tráfego, o registo de ocorrências (acidentes, tráfego, actividades, etc.), e a realização de um inventário rodoviário (semáforos, passadeiras, etc.). Descreve ainda o desenvolvimento de um sistema que permite a análise de dados, obtidos com o protótipo acima referido, implementado com software GIS. Na fase final desta dissertação são ainda apresentadas informações concretas de utilização de toda a plataforma desenvolvida. | por |
dc.description.abstract | This dissertation addresses the problem of urban traffic management with the use of information technologies, telecommunications and electronics. The main result is a summary of knowledge about dynamic traffic data collection based on the integration of a GPS system with a geographic information system, through a mobile device, PDA. The work described intends to inform the reader about existing traffic data acquisition systems, the evolution of intelligent transportation systems and geographic information systems for transportation. This dissertation also describes the process of developing a prototype for data collection, with simple interface that easily allows users, with little IT knowledge, to survey traffic data, to registry events (accidents, traffic, activities, etc.), and to conduct a road inventory (traffic lights, pedestrian crossings, etc…). It also describes the development of a system that allows the analysis of traffic information, obtained with the implemented prototype using GIS software. At the end of the dissertation, it is also presented some information about the application of the developed platform. | - |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | por |
dc.relation.uri | http://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000223639 | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Engenharia electrónica | por |
dc.subject | Tráfego urbano | por |
dc.subject | Gestão de tráfego | por |
dc.subject | Tecnologias da informação | por |
dc.subject | Sistemas de informação geográfica | por |
dc.title | Gestão de tráfego urbano: integração GPS/PDA/SIG | por |
dc.type | masterThesis | por |
thesis.degree.level | Mestrado | por |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | por |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DETI - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2009000322.pdf | 5.99 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.