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dc.contributor.advisorBranco, Vasco Afonso da Silvapt
dc.contributor.advisorFonseca, Rui Jorge Leal Ferreira Mendonça dapt
dc.contributor.authorFreitas, Vítor Manuel Quelhas Alves dept
dc.date.accessioned2017-12-07T15:42:39Z-
dc.date.available2017-12-07T15:42:39Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/19167-
dc.descriptionDoutoramento em Designpt
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivos caracterizar o design português de tipos digitais (1990–2010), procurando sinais identitários, de modo a contribuir para a clarificação da sua evolução, a partir de uma matriz analítica orientada pelo design. Adicionalmente, construir e desenvolver uma plataforma digital e interativa que contribua para uma maior consolidação, divulgação e utilização dos tipos digitais nacionais. O design de tipos digitais é um fenómeno relativamente recente e em crescimento. Embora o trabalho dos designers de tipos nacionais seja reconhecido internacionalmente, pouco se conhece sobre os seus percursos, processos de trabalho, artefactos e utilizações. A presente investigação dividiu-se em dois estudos principais para responder aos objetivos propostos. No primeiro estudo, procedeu-se à recolha e análise de dados através de entrevista semiestruturada organizada em seis dimensões: pessoas, processos, artefactos, usos, identidade e plataforma. A amostra foi constituída por dez designers portugueses de tipos digitais. As entrevistas foram analisadas através de metodologias de análise de conteúdo. No segundo estudo, construiu-se e avaliou-se um protótipo de plataforma digital, recorrendo a metodologias mistas de investigação-ação. Estabeleceram-se critérios e definiram-se categorias para organizar a produção de tipos num sistema flexível de categorização cruzada, de acordo com a disponibilidade, estilo e função. Foram ainda incluídos métodos de ordenação e componentes descritivos adicionais. Para avaliar o protótipo final, procedeu-se a um estudo empírico através de um questionário para medir a perceção e atitudes face à plataforma. A amostra foi constituída por 311 inquiridos, entre estudantes de design, professores e profissionais. A análise prosseguiu através de estatística descritiva e inferencial. Os resultados revelam que os enquadramentos sociocultural, económico e tecnológico em Portugal influenciam os processos, produtos e usos de tipos. Os designers consideram difícil identificar traços da cultura portuguesa nos seus tipos, na medida em que as influências se tornam cada vez mais globais. Constatou-se que o protótipo da plataforma digital permite um maior desenvolvimento do conhecimento entre os artefactos, os utilizadores e autores, bem como dos processos e usos. Estes resultados contribuem não só para a evolução do ensino e da profissão, mas também para ampliar o conhecimento e reconhecimento do design português de tipos digitais pelos especialistas e público em geral.pt
dc.description.abstractThis study aims to characterise the Portuguese digital type design (1990– 2010), looking for signs in terms of identity, contributing to the clarification of its evolution, stemming from an analytical matrix oriented by design. Moreover, to build and develop a digital and interactive platform which may contribute to the consolidation, dissemination and use of Portuguese digital typefaces. Digital type design is a relatively new and growing phenomenon. Although the work of Portuguese type designers is internationally recognised, little is known about their paths, work processes, artefacts and uses. This research was divided into two main studies to answer the presented objectives. In the first study, the data collection and analysis were accomplished through a semi structured interview organised in six dimensions: people, processes, artefacts, uses, identity and platform; and documentary analysis. The sample was formed by ten Portuguese digital type designers. The interviews were analysed through content analysis methodologies. In the second study, a prototype of digital platform was built and evaluated using action-research methodologies. Criteria were established and categories were defined to organise type production in a flexible system of crossed categorisation, in accordance with availability, style and function. Sorting methods and additional descriptive components were also included. To assess the final prototype an empirical study was conducted through a questionnaire to measure perception and attitudes towards the platform. The sample was formed by 311 respondents among design students, teachers and professionals. The analysis was accomplished through descriptive and inferential statistics. The results show that the sociocultural, economic and technological contexts in Portugal influence the processes, products and use of type. Designers find it difficult to identify features of the Portuguese culture in their typefaces, as influences are increasingly global. The prototype of the digital platform was found to allow further development of the knowledge and dissemination of authors, processes, artefacts and uses before the users. These results contribute not only to the teaching and profession evolution, but also to enlarge the knowledge and acknowledgement of the Portuguese digital type design before experts and general public.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.relationFCT/FSE/POPH/QRENpt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDesignpt
dc.subjectHistória do design - Portugal - 1990-2010pt
dc.subjectTipografiapt
dc.subjectTecnologias da informação e da comunicaçãopt
dc.subjectMultimédia interactivapt
dc.subject.otherDesign de tipos digitaispt
dc.subject.otherTipografiapt
dc.subject.otherPlataforma digitalpt
dc.subject.otherDivulgaçãopt
dc.subject.otherPortugalpt
dc.titleDesign português de tipos digitais: (1990–2010): da procura de sinais identitários à construção de uma plataforma de divulgaçãopt
dc.typedoctoralThesispt
thesis.degree.leveldoutoramentopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
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UA - Teses de doutoramento

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