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http://hdl.handle.net/10773/19162
Título: | Contributo dos novos media para a promoção de causas sociais |
Autor: | Coutinho, Sandra Cristina Ferreira |
Orientador: | Antunes, Maria João Lopes |
Palavras-chave: | Redes sociais Solidariedade |
Data de Defesa: | 2017 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | Inserida no estudo do fenómeno dos novos media, enquanto
agentes mobilizadores de massas, esta proposta visa
compreender o potencial dos novos media para a promoção de
causas sociais e mobilização de apoiantes. Esta investigação,
baseada em estudos de casos, analisa a presença online nos
novos media de seis campanhas de promoção de causas sociais,
detalhando depois três delas mediante aplicação de inquéritos
por questionário autoadministrados aos seguidores e gestores
destas, por forma a inferir qual a melhor estratégia
infocomunicacional a aplicar no contexto de promoção e
divulgação de causas.
Concluiu-se que os seguidores ajudam porque são realmente
sensíveis aos problemas dos outros, gostam de saber para onde
é canalizada a ajuda e qual a rotina da pessoa ajudada, sentindose
assim parte integrante do processo de recuperação/cura. Por
outro lado, descobrimos que os gestores são pessoas próximas
do visado, sem experiência na área da gestão de redes sociais,
mas que vêm nestas a oportunidade de agir rápido, com alcance
e a um custo reduzido. Whithin the study of the new media phenomenon as mass mobilizing agents, this proposal aims at understand the potential of the new media to promote social causes and mobilize supporters. This research, based on case studies, analyzes the online presence in the new media of six campaigns that promote social causes, and details three of them through the application of self-administered questionnaire surveys to followers and campaign managers, in order to infer the best infocommunication strategy to be applied in the context of the promotion and dissemination of campaigns. We conclude that followers help because they are really sensitive to the problems of the others they like to know where help is going for and the routine of the person helped. This makes them feel part of the recovery / healing process. On the other hand, we found that managers are people close to the person helped, with no experience in the social network sites management, but who saw in the social network sites the opportunity to act fast, reach a lot of people and at a reduced cost. |
Descrição: | Mestrado em Comunicação Multimédia |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/19162 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
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