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http://hdl.handle.net/10773/19134
Title: | Avaliação de diferentes soluções construtivas para estações de metropolitano |
Author: | Moreira, Manuela Pinheiro e |
Advisor: | Benta, Agostinho Gomes, António Topa |
Keywords: | Estações ferroviárias - Metropolitano Engenharia civil Construções subterrâneas Escavações |
Defense Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente trabalho propõe avaliar o desempenho de duas diferentes soluções de escavação cut & cover para a construção de estações de metropolitano. A primeira solução representa uma solução tradicional de escavação a céu aberto, com geometria retangular realizada com recurso a paredes moldadas ancoradas, correspondente a Estação Eucaliptos do Metro de São Paulo. A segunda solução corresponde a uma metodologia inovadora constituída por poços elípticos multissecantes utilizando paredes moldadas sem recurso a elementos provisórios externos ao suporte como ancoragens, correspondente a Estação Brooklin do Metro de São Paulo. Serão referidos e discutidos alguns aspectos relevantes do projeto de cada uma das soluções construtivas e serão avaliados os resultados da instrumentação destas duas obras.
Será dada maior ênfase à Estação Eucaliptos devido à discrepância observada entre o comportamento previsto em fase de projeto e o comportamento registado pela instrumentação, e ainda pela maior quantidade de dados de instrumentação disponíveis desta estação comparativamente à Estação Brooklin. Pelas razões expostas, neste trabalho aprofunda-se o estudo da Estação Eucaliptos de forma a compreender qual ou quais pressupostos de projeto que não se adequaram à realidade da obra. Este estudo será realizado com recurso à análise numérica da secção onde se verificaram os resultados mais gravosos em termos de deformações.
Através da análise das estações referidas pretende-se compreender o comportamento observado, definir parâmetros condicionantes, modo de funcionamento, aspectos críticos, vantagens e desvantagens de cada uma das soluções construtivas. This paper proposes to evaluate the performance of two different cut & cover excavation solutions for the construction of underground stations. The first solution is a traditional solution open pit excavation, with rectangular geometry performed using anchored diaphragm walls, corresponding to “Estação Eucaliptos” of São Paulo Metropolitan Network. The second solution represents an innovative methodology which consists of elliptical multi-secant wells using diaphragm walls without using external support elements, such as anchors, corresponding to “Estação Brooklyn” from São Paulo Metropolitan Network. They will be referred to, discussed and some relevant aspects of the project from each of the constructive solutions will be demonstrated and the results of the instrumentation of these two works will be evaluated. Special emphasis will be placed on “Estação Eucaliptos” due to the observed discrepancy between the expected behavior in the design phase and the behavior recorded by instrumentation and also because of the largest amount of instrumentation data available at this station compared to the Brooklyn station. For these reasons, this thesis provides a deeper study of “Estação Eucaliptos” in order to understand what or which project assumptions that did not fit the reality of the work. This analysis will be performed using the numerical analysis of the section where it obtained the worst results in terms of deformation The analysis of these stations is intended to understand the observed behavior by setting the soil parameters, operating mode, critical aspects, advantages and disadvantages of each constructive solution. |
Description: | Mestrado em Engenharia Civil |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/19134 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DECivil - Dissertações de mestrado |
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