Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/19082
Title: | Motivações para o uso dos media digitais em contexto de sala de aula |
Author: | Spranger, Nídia Isabel Gonçalves de Mesquita |
Advisor: | Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel Santos, Ana Rita Costa Bonifácio Selores dos |
Keywords: | Comuncação multimédia Dispositivos móveis - Internet Redes sociais - Comunicação Métodos pedagógicos Motivação para a aprendizagem |
Defense Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Os dispositivos móveis e a Internet tornaram-se importantes no quotidiano dos jovens e a comunicação via media sociais tornou-se também comum entre este grupo.
O uso dos media digitais em contexto de sala de aula poderá ter um impacto positivo ou negativo em contexto de aprendizagem, na medida que se o uso não for moderado poderá levar a muitas distrações por parte dos estudantes. Assim, de modo a compreender as motivações subjacentes ao uso dos media digitais em contexto de sala de aula por dois grupos de estudantes do Ensino Superior, da área científica das Ciências e Tecnologias da Comunicação, realizámos observações participantes para que pudéssemos verificar o comportamento natural dos estudantes em estudo e, posteriormente, realizámos entrevistas, com vista a explorar e verificar se estes jovens fazem um uso consciente e esclarecido dos media digitais.
Os resultados permitiram corroborar com a ideia de que os estudantes acedem às redes sociais como meio de comunicação e por sentirem uma grande necessidade de estarem presentes nos media sociais. Inclusivamente, verificou-se que a partilha de determinados conteúdos através das diferentes redes sociais estão também presentes no quotidiano destes estudantes, uma vez que recorrem ao uso dos media digitais com a finalidade de se entreter durante as aulas. Assim, do nosso ponto de vista, torna-se importante educar os estudantes para que façam um uso conhecido e esclarecido dos media. Mobile devices and the Internet have taken important roles in the daily lives of young people and communication via social media has also become common among this group. The use of digital media inside the classroom context may have a positive or negative impact on the learning procedure, and if the usage is not moderate, it may lead to many distractions. Therefore, in order to understand the motivations underlying the use of digital media in the classroom context by two groups of university students from the scientific area of Sciences and Technologies of Communication, we made participant observations so that we could verify the natural behaviour of these students and subsequently conducted interviews with a view to exploring and verifying whether these young people make conscious and informed use of digital media. The results allowed us to corroborate with the idea that the students access social networks as a mean of communication and because they feel a great necessity to be present in social media. It has also been found that the sharing of certain content through different social networks are also present in the daily life of these students, since they use digital media in order to keep them entertained during the lectures. Thus, from our point of view, it becomes important to educate students so that they are able to make an informed use of media. |
Description: | Mestrado em Comunicação Multimédia |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/19082 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 2.58 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.