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http://hdl.handle.net/10773/19079
Title: | Hábitos de consumo de conteúdos audiovisuais dos jovens: uma perspetiva documental |
Author: | Ferreira, Sara Marques |
Advisor: | Almeida, Pedro Alexandre Ferreira dos Santos |
Keywords: | Televisão interactiva Hábitos de consumo - Televisão Jovens - Meios audiovisuais Comunicação multimédia |
Defense Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A proliferação de novas plataformas de acesso de
conteúdos audiovisuais online, a par das novas soluções
tecnológicas disponibilizadas pelos operadores televisivos,
tem permitido a criação de um novo ecossistema para o
consumo, em alguns casos interativos, de conteúdos
audiovisuais em múltiplas plataformas e múltiplos
dispositivos. O presente estudo visa compreender como é
feita a apropriação das novas tecnologias no consumo de
conteúdos audiovisuais por parte dos jovens e jovensadultos.
Para tal, pretende-se identificar hábitos de
consumo, os dispositivos utilizados e os tipos de serviços
(interativos), televisivo ou online através dos quais os jovens
visualizam e/ou interagem com os conteúdos audiovisuais.
Procurou-se compreender estes comportamentos de forma
próxima, através da elaboração de entrevistas, observação
direta e recolha de imagens em contexto de uso e apresentar
os resultados sobre a forma de um documentário
segmentado em categorias de análise.
Descreve-se todo o processo de pré-produção, produção e
pós-produção do documentário e a construção do sítio web
de suporte. Finalmente, apresentam-se os resultados da
avaliação final realizada junto de uma amostra de
utilizadores do documentário. Estes referiram a relevância
deste meio para a divulgação deste tipo de conteúdo. The proliferation of new access platforms of online audiovisual content, along with the new technological solutions made available by the television operators, has allowed the creation of a new consumption ecosystem, in some cases interactive, of audiovisual content in multiple platforms and devices. The present study aims to understand how the appropriation of the new technologies is made in the consumption of audiovisual contents by teenagers and young adults. Therefore, the goal is to identify consumption habits, used devices and the type of services (interactive), through television or online means with which young people watch and/or interact with audiovisual content. Furthermore, these behaviors were studied in proximity through interviews, direct observation and image recording in context of usage and the results were presented on a documentary divided in categories of analysis. The entire process of pre-production, production and post-production of the documentary as well as the construction of the website are described. Finally, the results of the evaluation made with a sample of users of the documentary are presented. These stated the relevance of this means of diffusion of this type of content. |
Description: | Mestrado em Comunicação Multimédia |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/19079 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
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