Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/19041
Title: Clube de ar livre: impactos de uma actividade de complemento curricular na formação dos alunos
Author: Gandra, José Paulo Oliveira
Advisor: Gonçalves, Fernando
Morgado, Fernando
Keywords: Motivação dos alunos
Actividades ao ar livre
Clubes escolares
Actividades extracurriculares
Defense Date: 2003
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho incidiu sobre um clube de complemento curricular baseado na investigação do meio natural da região envolvente da escola. Depois de feita a sua caracterização (e.g., origens, âmbito e finalidades, metodologias adoptadas e enquadramento teórico), salientada e discutida uma das suas práticas (importância da manipulação de animais selvagens), e questionadas as competências necessárias aos professores que se propõem desenvolver actividades similares, foram apresentados os estudos desenvolvidos no contexto da dissertação. O primeiro incidiu sobre os participantes do clube em anos anteriores. Pretendeu-se, com base nos seus testemunhos, perceber como é que estes percepcionaram a sua experiência de participação e até que ponto esta, passado um longo período de tempo, tem reflexos na sua vida presente. A metodologia de investigação baseou-se na entrevista individual realizada a uma amostra de oito alunos, construída aleatoriamente a partir do universo dos alunos que frequentaram o clube e que se mantêm ainda na escola. A vivência do clube proporcionou aos seus participantes uma mudança de atitude face à natureza, em particular relativamente a animais que têm conotação fortemente negativa junto das populações, decorrente da criação de vínculos afectivos e da (re)construção de conhecimentos sobre o património biológico, o desenvolvimento de um conjunto de importantes competências no âmbito da Educação em Ciências e promoveu a sua integração no seio do grupo e da escola. O segundo estudo envolveu um grupo de alunos que participou no clube no ano lectivo em que decorreu a investigação. Este estudo pretendeu comprovar os resultados obtidos no âmbito do primeiro, aprofundar a compreensão das implicações do clube na formação dos seus participantes e reflectir, de uma forma consistente e sistemática, sobre o modelo teórico de suporte com vista ao seu aprofundamento. Foram duas as metodologias de investigação adoptadas. Uma baseou-se na observação directa e no registo, realizados a partir do acompanhamento sistemático das práticas. A outra teve como base a administração de um questionário aos participantes do clube (grupo experimental) e a um grupo de alunos que não participaram nas actividades (grupo controlo). De uma forma global, os resultados obtidos comprovaram e reforçaram as conclusões encontradas no âmbito do primeiro estudo. Destes, salientaram-se atitudes e posicionamentos pessoais dos participantes que sugerem uma efectiva aproximação ao mundo natural, questionamentos sobre o futuro e desenvolvimento de uma consciência ambiental que se traduziu na prática pela vontade de agir em prol da conservação do património biológico. A reflexão realizada em torno do modelo do clube proporcionou o seu aprofundamento e uma maior consistência teórica decorrente da clarificação e de uma melhor fundamentação dos pressupostos e princípios metodológicos sobre os quais este assenta. Na parte final da dissertação fez-se uma reflexão aprofundada sobre todo o percurso da investigação, sobre as suas limitações, e propuseram-se algumas pistas para novos estudos.
The present study deals with a model of curricular complement (Outdoor Club) based on the research of the surrounding region of the school. Once the characterization has been made, namely the origins, scope and purposes as well as the adopted methodologies and theoretical framing, after having stressed and discussed one of its practices (the importance of wild animals’ manipulation) and after questioning the necessary teachers’ competences to develop similar activities, the developed studies were presented in the context of the dissertation. The first study fell upon the members of the club in previous years. We tried to understand, based on their testimonies, how they had perceived their experience as participants in the club, and how far, after a long time, had the club influenced their present lives. The research methodology was based on a personal interview of a representative sample of eight students, randomly composed from the universe of students who had already been members of the club and who are still at school. The experience of the club has promoted (a) a change of attitude towards the nature by the creation of emotional ties and by the (re)construction of knowledge about the natural patrimony, namely in relation to animals that have a negative connotation amongst the populations, (b) the development of a group of important skills in the scope of Education in Science, (c) the integration of participants in the midst of the group and school. The second study involved the group of students who had participated in the club during the school year the investigation took place. Based on another experimental design, this study intended to verify the results obtained in the scope of the first study, to investigate the understanding of the implications of the club in the formation of its participants and to reflect on the theoretical support model, consistently and systematically, in order to deepen its understanding. We adopt two methodologies of investigation. One of which was based on the direct observation and record made from the systematic supervision of the practices. The other one was based on a questionnaire given to the club’s participants (experimental group) and to a group of students who have not participated in the activities (control group). On the whole, the results corroborate and reinforce the findings we encountered in the first study. Out of these results we’d like to point out the attitudes and personal positioning of the participants, which suggest an emotional attachment to the natural world, questioning the future and the development of an environmental conscience, which was translated into the will to act in favour of the conservation of the biological patrimony. The reflection made around the model of the club has led to its deepening and to a larger theoretical consistency which came from the clarification of the methodological principles upon which it is based. At the end of the dissertation, a deep reflection was made about the whole course of the investigation and about its limitations, and some new leads were suggested for further studies.
Description: Mestrado em Ensino de Geologia e Biologia
URI: http://hdl.handle.net/10773/19041
Appears in Collections:DBio - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
416.pdf364.8 kBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.