Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/19028
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRego, José Arménio Belo da Silvapt
dc.contributor.advisorVitória, Andreia Tatianapt
dc.contributor.authorOliveira, Diana Filipa Gomespt
dc.date.accessioned2017-11-28T14:15:58Z-
dc.date.available2017-11-28T14:15:58Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/19028-
dc.descriptionMestrado em Gestãopt
dc.description.abstractEste documento resulta de um trabalho de estágio realizado numa empresa familiar do setor do calçado, na zona centro1 do país. Entre as diversas atividades desenvolvidas, levamos a cabo uma investigação cujos dados foram obtidos através da observação participante e da aplicação de dois questionários (um estruturado e um semiestruturado) focados no clima motivacional e de engagement. Devido à sua natureza, concedemos especial atenção aos resultados dessa investigação. Os resultados apurados revelam que o dinheiro é, ao mesmo tempo, um fator motivador e desmotivador, embora o clima social também seja um fator fundamental para motivar os colaboradores. O reconhecimento e a identificação do progresso no trabalho são fatores críticos, ainda que os níveis de engagement dos funcionários sejam significativamente elevados na sua grande maioria. As peculiaridades das empresas familiares revelam-se facilitadoras para o bom ambiente organizacional e para relações afetivas fortes e saudáveis. Este facto intensifica-se através da importância destes fatores por parte dos líderes destas empresas.pt
dc.description.abstractThis document is based on an essay regarding an internship in a family company in the shoe industry, located in the central region2 of the country. One of the assignments was to investigate the data collected by having an active observation and the response to two different questionnaires (one structured and one semi-structured) focused on the motivational environment and engagement. Due to its nature, we gave special attention to the results of this investigation. The outcome of this investigation showed that money can both be a motivation but also a discouragement, although the work environment is also a fundamental factor to motivate the participants. It is extremely important to recognise and identify the improvement and progress at work, even if the engagement levels of the participants are already high in the majority of the cases. Family companies sustain unique characteristics that propel good organisation and strong/healthy personal relationships. This factor intensifies because the leaders see them as very important to maintain.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEmpresas familiarespt
dc.subjectMotivação dos trabalhadorespt
dc.subjectLiderançapt
dc.subject.otherMotivaçãopt
dc.subject.otherEngagementpt
dc.subject.otherEmpresas familiarespt
dc.subject.otherLiderançapt
dc.titleMotivação e engagement: caso de estudo numa empresa familiarpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201934370-
Appears in Collections:DEGEIT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf614.42 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.