Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/18975
Título: Collaboration in initial teacher training for constructing didactic knowledge: a study in Higher Education
Outros títulos: Colaboração na formação inicial para a construção de conhecimento didático: um estudo no Ensino Superior
Autor: Macário, Maria João
Sá, Cristina Manuela
Palavras-chave: Collaboration
Didactic approach to spelling
Online discussion forums
Teacher training
Data: 2016
Resumo: A study was developed with students from a professional master’s degree. The aims were: i) to identify their representations of collaborative work (by means of a questionnaire and an individual written assignment); ii) to understand the impact of these representations on the use of collaborative work practices in online forums (through a questionnaire and messages posted in the forum); iii) to understand how the use of collaborative work in online forums contributes to the construction of didactic knowledge when addressing the issue of spelling (through messages posted in the forum and didactic tools designed by the groups); iv) to understand the contribution of this knowledge to the creation of didactic tools when addressing spelling. Results show the relationship between the appreciation of (and failure to appreciate) collaboration and its use in a collaborative environment, which impacts on the knowledge constructed and therefore on the didactic tools designed by the students.
O estudo foi desenvolvido com estudantes de um mestrado profissionalizante. Os objetivos eram: i) identificar as suas representações sobre trabalho colaborativo (através de questionário e de reflexões escritas individuais); ii) compreender o impacte dessas representações na assunção de práticas colaborativas em fórum de discussão online (através de questionário e das mensagens publicadas no fórum); iii) compreender como é que as práticas de trabalho colaborativo em fóruns de discussão online contribui para a construção de conhecimento didático em ensino da ortografia (através de mensagens publicadas no fórum e de estratégias didáticas construídas pelos grupos de trabalho); iv) compreender a contribuição deste conhecimento na conceção de estratégias didáticas focadas em ortografia. Os resultados revelam uma relação entre as representações sobre colaboração e a sua adoção efetiva num ambiente promotor desta modalidade de trabalho. Isso tem impacte na construção de estratégias didáticas pelos estudantes.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/18975
DOI: 10.3895/rbect.v9n2.2751
ISSN: 1982-873X
Aparece nas coleções: CIDTFF - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Colaboração na formação inicial para a construção de conhecimento didático.pdfColaboração na formação inicial para a construção de conhecimento didático398.97 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.