Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/18951
Title: | Ser Professor Doutor numa escola: expectativas, possibilidades e constrangimentos associados à articulação entre a investigação didática e a prática docente |
Other Titles: | A Doctor teaching in a school: expectations, opportunities and constraints related to the linking between research and practice |
Author: | Espinha, Ângela Ribeiro, Lécio |
Keywords: | Didática articulação investigação e prática professor investigador |
Issue Date: | Dec-2016 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Este estudo pretende conhecer as perceções de professores doutorados em Didática relativamente a (i) expectativas que levam os professores a fazer investigação em Didática e (ii) possibilidades e constrangimentos que se levantam à articulação entre a investigação e a prática. Esperase,desta forma, contribuir para uma melhor compreensão da epistemologia da Didática e da sua operacionalização em terreno educativo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a 4 professores doutorados em Didática que exercem ou exerceram funções na escola após a obtenção do grau. Os resultados evidenciam a vontade de se desenvolverem profissionalmente e de inovar e de intervir em contexto educativo como as duas principais expectativas dos entrevistados. Relativamente ao impacte da investigação nas práticas, os entrevistados reconhecem uma melhoria das suas próprias práticas e acreditam que os seus projetos permitiram criar condições para a mudança nos pares e nas escolas onde trabalham ou trabalharam. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/18951 |
ISSN: | 1647-3582 |
Publisher Version: | http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/4470/4116 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
IndagatioDidactica_Espinha_Ribeiro.pdf | 186.98 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.