Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18951
Title: Ser Professor Doutor numa escola: expectativas, possibilidades e constrangimentos associados à articulação entre a investigação didática e a prática docente
Other Titles: A Doctor teaching in a school: expectations, opportunities and constraints related to the linking between research and practice
Author: Espinha, Ângela
Ribeiro, Lécio
Keywords: Didática
articulação investigação e prática
professor investigador
Issue Date: Dec-2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este estudo pretende conhecer as perceções de professores doutorados em Didática relativamente a (i) expectativas que levam os professores a fazer investigação em Didática e (ii) possibilidades e constrangimentos que se levantam à articulação entre a investigação e a prática. Esperase,desta forma, contribuir para uma melhor compreensão da epistemologia da Didática e da sua operacionalização em terreno educativo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a 4 professores doutorados em Didática que exercem ou exerceram funções na escola após a obtenção do grau. Os resultados evidenciam a vontade de se desenvolverem profissionalmente e de inovar e de intervir em contexto educativo como as duas principais expectativas dos entrevistados. Relativamente ao impacte da investigação nas práticas, os entrevistados reconhecem uma melhoria das suas próprias práticas e acreditam que os seus projetos permitiram criar condições para a mudança nos pares e nas escolas onde trabalham ou trabalharam.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/18951
ISSN: 1647-3582
Publisher Version: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/4470/4116
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IndagatioDidactica_Espinha_Ribeiro.pdf186.98 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.