Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18838
Title: Sistema para gestão de informação de transportes públicos de uma cidade
Author: Mouro, Anabela Nordeste
Advisor: Rocha, Nelson
Cunha, Maria Paula Trigueiros da Silva
Keywords: Transportes públicos
Gestão da informação
Defense Date: 2003
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Ao longo dos últimos anos a informação tem vindo a ser reconhecida como um recurso fundamental e um requisito para uma participação activa na sociedade. O reconhecimento da importância da informação e o aparecimento e proliferação das Tecnologias de Informação e Comunicação conduziram à criação do conceito de “Sociedade de Informação”. No entanto, a criação de uma verdadeira Sociedade de Informação pressupõe uma sociedade inclusiva, onde todos tenham as mesmas oportunidades e direitos no acesso à informação, a fim de evitar o fenómeno da “info-exclusão”. Desta forma, e tal como defende a filosofia do Projecto Universal, é fundamental conceber produtos, bens ou serviços acessíveis a um maior número de pessoas possível. De entre as várias consequências da falta de informação, ou da dificuldade no seu acesso, salientam-se os problemas associados à orientação e mobilidade dos cidadãos. Na verdade, o desenvolvimento das cidades suporta-se também no crescimento dos serviços de transporte públicos. Porém, a informação associada a estes serviços nem sempre é comunicada de uma forma acessível aos cidadãos, sendo particularmente grave o caso das pessoas com deficiência visual, nomeadamente os cegos. O sistema NetMapa, objecto desta dissertação, tem por objectivo apresentar informação sobre transportes públicos de uma forma acessível a um maior número de pessoas. Assim sendo, ele é composto por um sistema de base de dados e mecanismos que organizam e apresentam informação pertinente sobre transportes, através de texto e voz, de uma forma simples, em qualquer lugar e em qualquer instante.
During the last years, information has been recognized as a basic resource and an important requirement for an effective citizenship. This fact associated to the appearance and development of the Information and Communication technologies had lead to the creation of the Information Society concept. However, a true Information Society assumes an inclusive society, where all the people have the same chances and rights concerning information access, in order to prevent the “info-exclusion” phenomenon. So, as the Universal Project philosophy stands, it is essential to conceive accessible products, goods or services to a larger number of people. Among the consequences from information lack, it should be enhanced the one related to the citizens’ orientation and mobility. Indeed, the cities’ development is also supported by the growth of the transport’s public services. However, the information related to these services is not always presented on an accessible way to the citizens, being particularly serious the situation of people with visual handicap, namely blind people. The main objective of the system NetMapa, object of this thesis, is to present information about public transports on an accessible way, to a major number of people. Thus, it consists on a database system and mechanisms that organize and present proper information on transports, through text and voice, on a simple way, anywhere and any time.
Description: Mestrado em Gestão de Informação
URI: http://hdl.handle.net/10773/18838
Appears in Collections:DEGEIT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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