Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18769
Title: Crisom meditare: um estudo que une música e meditação
Author: Gomes, Sílvia de Fátima Serra Fernandes
Advisor: Pereira, Sara Carvalho Aires
Keywords: Meditação
Interpretação musical
Stresse (Psicologia)
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente projeto propõe desenvolver uma abordagem que une meditação e música, e tem como intuito facilitar e intensificar o processo meditativo, auxiliar os profissionais na orientação e execução musical, bem como, proporcionar benefícios a nível da saúde aos praticantes, principalmente a libertação de stress. Para que este projeto fosse possível foi elaborado inicialmente um enquadramento teórico sobre meditação e a música enquanto terapia, técnicas usadas anteriormente como libertadoras de stress. Seguidamente, foi escrita a peça musical com uma estrutura meditativa: a Crisom Meditare; e foi feita uma descrição de toda a sua construção musical. Depois foi realizado um estudo durante 6 sessões semanais, a 11 praticantes, onde foram trabalhadas 3 técnicas com a mesma estrutura meditativa, mas com uma abordagem musical e auditiva diferente: 1) com Crisom Meditare Passive; 2) sem acompanhamento musical/sonoro; 3) acompanhada de uma música/som de cd. Em cada uma destas 6 sessões foram recolhidos todos os elementos necessários sobre as impressões obtidas pelos participantes durante as práticas, bem como a avaliação das frequências cardíacas e a avaliação da intensidade da dor. Estas sessões tiveram como objetivo comparar as diferentes abordagem a fim de compreender: 1) a importância da música na prática meditativa; 2) se Crisom Meditare Passive facilitaria e intensificaria o processo meditativo aos seus praticantes/ouvintes; bem como se poderia auxiliar o profissional na orientação da prática; 3) e a nível da saúde perceber quais os benefícios que esta prática proporcionaria nos seus praticantes/ouvintes, nomeadamente no que respeita à libertação do stress, à diminuição da frequência cardíaca, e à diminuição da intensidade da dor crónica. Na parte final do Capitulo II foram apresentados, analisados e discutidos todos os dados recolhidos e, apresentadas as respetivas conclusões. Após a análise e a discussão dos dados recolhidos, todos os objetivos desenvolvidas neste projeto foram concretizados com sucesso, concluindo-se que a união da música e meditação através da peça Crisom Meditare Passive foi a que mais facilitou e intensificou a prática meditativa quando comparada com as práticas sem música/som e com música/som de cd. Verificou-se também que a Crisom Meditare Passive é uma prática que auxilia na libertação de stress, diminui a frequência cardíaca e intensidade da dor dos participantes/ouvintes.
This project aims to develop an approach that combines meditation and music, and has the intention to ease and enhance the meditative process, help professionals in guidance and musical performance as well as provide benefits in terms of health practitioners, especially stress relief. For this project to be feasible was prepared, first, a theoretical framework on meditation and music as therapy techniques previously used as stress liberators. Then the piece of music was written with a meditative structure: Crisom Meditare; and the description was made of all musical construction. Then a study was conducted with 6 weekly sessions to 11 practitioners, where they were presented three different techniques with the same meditation structure but with a different musical and hearing approach: 1) Crisom Meditare Passive; 2) the same structure without meditative music / sound accompaniment; 3) the same accompanied meditative structure of a song / CD sound. In each of these 6 sessions were collected all the necessary information about the impressions obtained by the participants during the practice and the evaluation of heart rate and the assessment of pain intensity. These sessions were designed to compare the different approaches in order to understand: 1) the importance of music in meditation practice; 2) if the Crisom Meditare Passive would ease and intensify the meditative process to its practitioners / listeners; as well as if it would help the professional in the practical guidance 3) and when it comes to health: what benefits this practice would provide in its practitioners / listeners, particularly in relation to the release of stress, decreased heart rate, and decreased intensity of chronic pain. In the final part of Chapter II were presented, analyzed and discussed all the collected data and presented the respective conclusions. After analysis and discussion of the data collected concluding that the union of music and meditation through the part Crisom Meditare Passive eases and intensifies the meditative practice when compared to without music/sound practices and music/sound played on a CD. It was also verified that the Crisom Meditare Passive is a practice that helps release stress, lowers heart rate and pain intensity of the participants.
Description: Mestrado em Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/18769
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Sílvia Fernandes Gomes - nº 30262.pdf8.49 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.