Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18708
Title: Análise, reflexão e avaliação críticas de três métodos de iniciação musical para acordeão em contexto de sala de aula
Author: Graça, Duarte João Pereira da
Advisor: Helena Maria da Silva Santana
Keywords: Acordeão - Iniciação musical
Métodos pedagógicos
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este projeto teve por objetivo uma análise, reflexão e avaliação críticas de três métodos de iniciação musical para acordeão em contexto de sala de aula, selecionando o método com resultados mais favoráveis na aquisição de competências e conteúdos musicais. Aplicou-se o estudo a uma amostra de 7 alunos de instrumento – Acordeão – a frequentar o ensino vocacional de música na classe de iniciação musical na Escola de Artes do Norte Alentejano, Conservatório de Música da Covilhã e no Conservatório Regional de Música “Dr. José de Azeredo Perdigão”. De forma aleatória foram escolhidos e distribuídos os métodos pelos alunos. A duração prática do projeto, em contexto de sala de aula, foi de oito semanas. Com dois momentos de avaliação, um no início (para avaliar o ponto de partida, realizado na primeira aula) e um no final (para avaliar o ponto de chegada, realizado na oitava aula), onde foram utilizadas ferramentas adequadas para a obtenção de dados e recolha de informação conducente à conclusão da investigação e de toda a problemática nela envolvida. Os resultados superaram as espectativas, pois apesar da curta duração do projeto educativo, foi possível determinar o método que se mostrou mais eficaz.
The objective of this project was an analysis, reflection and evaluation of three methods of musical initiation for accordion in the classroom context, selecting the method with more favorable results in the acquisition of skills and musical contents. This study included a sample of seven students studying the instrument – Accordion – attending music vocational education in the class of musical initiation at Escola de Artes do Norte Alentejano, Conservatório de Música da Covilhã and in Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão. Randomly, were chosen and delivered the methods to the students. The practice term of the project, in a classroom context, was of eight weeks. The evaluation had two stages, one in the beginning (by evaluating the starting point, happening in the first class) and one at the ending (by evaluating the finish line, happening in the eighth class), using proper tolls for the data collection and information gathering, leading to the conclusion of the investigation and of all the involved issues. Although the short term of this educational project, the results far exceeded the expectations and it allowed to show the most successful method.
Description: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/18708
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_mestrado_Duarte_Graca.pdf9.76 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.