Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/18706
Title: | Criação e implementação de um método de caixa de rufo com play along |
Author: | Monteiro, Ricardo Jorge Prata |
Advisor: | Teixeira, Mário |
Keywords: | Percussão Iniciação musical |
Defense Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A aprendizagem da Caixa de Rufo assume um papel de relevância no
currículo da disciplina de Percussão nas escolas de ensino especializado
da Música em Portugal. No entanto, o carácter simples e repetitivo do
repertório trabalhado no início da aprendizagem, aliado a uma limitação
sonora do próprio instrumento quando comparado com instrumentos
melódicos, torna por vezes a prática da Caixa pouco motivadora. O
trabalho desenvolvido neste projecto consistiu na criação e implementação
de um método para Caixa de Rufo com Play Along para alunos iniciantes
e na verificação da sua funcionalidade enquanto elemento potenciador da
motivação e facilitador da aprendizagem.
A sua implementação permitiu diversificar a forma de aprendizagem do
instrumento, tornando a sua prática mais entusiasmante.
Através dos inquéritos realizados, foi possível verificar que os alunos em
início de aprendizagem, se sentem mais motivados para o estudo da Caixa,
quando o repertório trabalhado inclui a utilização de Play Along.
Assim, procurou-se perceber se a utilização deste método pode trazer mais
vantagens para o desenvolvimento dos alunos do que os métodos
tradicionais que não incluem Play Along. Snare Drum learning has a special role in the Percussion course curriculum in specialized Music schools in Portugal. However the simple and repetitive character of the repertoire used in the beginning of the learning procedure, along with a limitation of the sound of this instrument, when compared to melodic instruments, makes the practice of the Snare Drum very less motivating. In this project we created and put in place a method for Snare Drum with Play Along for beginners and verifyed its functionality as an element to increase motivation and as a learning facilitator. Its implementation allowed to explore and diversify the learning of the instrument making its practice much more exciting and fun. Through the enquires conducted, it was possible to verify that students in the beginning of the learning process felt more motivated to study the Snare Drum when the repertoire included Play Along exercises. Thereby with this study we aimed to understand if using this method could bring more bennefits to the students improvement than traditional methods, that do not include Play Along. |
Description: | Mestrado em Ensino da Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/18706 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO IMPRESSÃO EM PDF.pdf | 29.76 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.