Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18659
Title: Sistema de integração de dados entre comercializadores do mercado de energia elétrica
Author: Domingos, Ana Cristina Afonso
Advisor: Moreira, José Manuel Matos
Keywords: Engenharia de computadores e telemática
Distribuição de energia eléctrica
Comunicação de dados
Interfaces de computador
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A mudança de monopólio para regime liberalizado no mercado de energia elétrica português levou ao aparecimento de um número considerável de comercializadores. Com este aumento, surge a necessidade de desenvolver sistemas de gestão que garantam a qualidade de serviço e a produtividade dessas empresas. A plataforma GESenergy, desenvolvida pela empresa Digitalmente, cumpre estes propósitos, permitindo a gestão de clientes, pontos de entrega, postos de transformação, tarifas, leituras, faturação e liquidação. Apesar de já estar em produção, esta encontrava-se incompleta e carecia de novas funcionalidades, nomeadamente na interação com os consumidores e na comunicação com outros distribuidores e comercializadores de energia elétrica. Neste sentido, esta dissertação aborda 2 componentes no GESenergy: o dispensador de senhas (para garantir a qualidade do atendimento presencial) e a integração do Portal GPMC (da empresa Energias de Portugal (EDP)) na plataforma (para providenciar uma rápida e rigorosa troca de informação entre os distribuidores e comercializadores). O setor mais desafiante neste projeto é a integração do Portal GPMC no GESenergy, dado que a camada de abstração disponibilizada pela EDP impõe obstáculos de índole comercial e é, por isso, fundamental conceber uma solução alternativa e viável. Esta solução consiste na criação de um módulo entre a camada de representação de informação e o Portal GPMC e que permite gerar os dados de forma dinâmica, comunicá-los ao Portal GPMC e interpretar as respetivas respostas. Este projeto foi avaliado por empresas de distribuição e comercialização em ambiente real. O dispensador de senhas mostrou-se ser uma solução económica e que corresponde na íntegra ao solicitado pela entidade reguladora, tendo passado com distinção na auditoria feita a uma das empresas. Por seu lado, o módulo de integração permitiu a implementação de interfaces dinâmicas, evitando a troca de informação baseada em ficheiros. Com este projeto, o GESenergy passou a proporcionar melhorias no desempenho dos funcionários e no rigor da informação fornecida a outras empresas.
The Portuguese electricity market suffered, in the past few years, a transition from monopoly to liberalized market. This fact caused an increase in the number of retailers and, with this growth, it came the need of management information systems that could guarantee a better quality service and corporate productivity. The GESenergy platform, developed by Digitalmente, fulfills these purposes, allowing the management of clients, delivery points, transformer substations, tariff, meter readings, billing and accounting cycle. Although it was already in a production environment, this product was incomplete and it needed further functionalities, especially concerning the interaction with customers and the communication with other electricity distributors and retailers. This dissertation focus on the development of 2 sectors in GESenergy. The first one is the creation of the queue management system, whose goal is to guarantee quality of service in the customer attendance, and the second one is the integration of GPMC Portal (from the company Energias de Portugal (EDP)) in the GESenergy, in order to provide a fast and accurate data exchange between distributors and retailers. The most challenging sector in this project is the integration of the GPMC Portal into the GESenergy, since the abstraction layer provided by EDP imposes some obstacles from a commercial point of view and, therefore, it is mandatory to conceive an alternative and reliable solution. This solution is based on a module between the representation layer and the GPMC Portal and it allows the dynamic creation of data, communicate it to the GPMC Portal and interpret its responses. This project was assessed by distributors and retailers in a production environment. The queue management system proved to be an economic solution that respects the regulator’s requirements, having passed with distinction in the audit made to one of the companies. Concerning the integration module, it allowed the implementation of dynamic interfaces and so it avoided data exchange based on files. With this project, GESenergy became able to provide improvements in the employee productivity and in the data accuracy.
Description: Mestrado em Engenharia de Computadores e Telemática
URI: http://hdl.handle.net/10773/18659
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DETI - Dissertações de mestrado



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