Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/18654
Título: From higher education to the labour market: employability across five EU countries
Autor: Barbosa, José Miguel Soares
Orientador: Pereira, Elisabeth
Palavras-chave: Empregabilidade
Mercado de trabalho
Economia
Diplomados
Data de Defesa: 22-Ago-2016
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: As elevadas taxas de desemprego jovem verificadas em alguns países europeus sugerem que os graduados têm dificuldade em corresponder às necessidades dos empregadores. Este estudo visa encontrar explicações para a existente divergência entre as competências que os estudantes adquirem durante o Ensino Superior e as que as empresas procuram contratar. O presente estudo analisa dados de cinco países europeus: Portugal, Espanha, Grécia, Letónia e Polónia. A recolha de informação foi efetuada, no âmbito do projecto #EuropeHome, através de três questionários aplicados a três grupos alvo: estudantes e académicos, das áreas de Economia, Gestão e Engenharias, e empresários. Foi feita uma análise qualitativa das respostas, da qual se pode afirmar que as competências interpessoais, de aprendizagem e de comunicação são o grupo de competências que os três públicos-alvo consideram essenciais para melhorar a empregabilidade dos graduados. Por sua vez, em relação às competências que os graduados mais carecem, os três grupos consideram os atributos pessoais, interpessoais e de comunicação. Em termos quantitativos, foi efectuada uma ACP, cujos resultados vêm suportar os indicadores anteriores e ainda acrescenta que, as soluções terão que ser baseadas na cooperação entre ambos os lados, através da preparação de cursos destinados e mais relevantes para o mercado de trabalho, através de estágios e respetivo acompanhamento conjunto pela universidade e empresa, que ajudem a orientar os estudantes na sua transição da vida académica para o mercado de trabalho. Estas conclusões são comuns para os cinco países, quer nas principais competências em foco, quer nas soluções a ter em conta para diminuir a divergência entre os graduados e as necessidades dos empregadores.
The high youth unemployment rates recorded in some European countries, suggest that graduates face some difficulties in meeting the needs of employers. This study aims to find the explanations for the existing mismatch between the skills that students are learning in Higher Education and those that companies are looking for to hire. The present study analyses data of five European countries: Portugal, Spain, Greece, Latvia and Poland. The data collection was performed, under the #EuropeHome project, through three questionnaires administered to three target groups: students and academics of the areas of engineering, business management and economics studies, and also the entrepreneurs. From the qualitative analysis of the responses that was made, which can be concluded that the interpersonal, learning and communication skills are the group which the three audiences consider essential to improve the employability of the graduates. In turn, in relation to the skills that graduates lack the most, the three target groups pointed the personal, interpersonal and communication skills. In quantitative terms, it was implemented a PCA, whose outputs support the previous indicators and it also adds that, the solutions will have to be based on cooperation between both sides, through the preparation of relevant courses for the labour market, through the internships and appropriate joint monitoring by the university and company together, to help guiding students in their transition from education life to the labour market. These findings are common to the five countries, whether related to the main skills in focus, or the solutions to be taken into account in order to reduce the skills mismatch between the graduates and the needs of employers.
Descrição: Mestrado em Economia
URI: http://hdl.handle.net/10773/18654
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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