Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/18626
Título: | Jazz desclassificado: reflexões para a construção de narrativas musicais emancipatórias |
Autor: | Mendes, Miguel Soares Braz |
Orientador: | Sardo, Susana Bela Soares |
Palavras-chave: | Identidade social Controlo social Jazz - Interpretação musical |
Data de Defesa: | 2016 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | Esta dissertação apresenta um estudo epistemológico que visa oferecer
ferramentas para pensar a pesquisa musical. Consiste na aplicação do
pensamento desclassificado proposto por Antonio García Gutiérrez em
equação com o conceito de “Bios Midiátio” de Muniz Sodré para discutir as
novas relações na transcultura. Apresenta as reflexões de Simon Frith e Tia
DeNora para entender as relações entre música, sociedade, identidade e
controle social. Discute o desmantelamento dos centros de poder no século
XXI e o “descentramento” do poder simbólico no Jazz. Através dos trabalhos
de Ken Prouty e Stuart Nicholson analisa o processo de globalização no
discurso jazzístico e suas consequências, como a “glocalização”. Descreve
algumas mudanças de hábitos em espaços virtuais de convivência que
constroem as comunidades de jazz pelo globo e questiona a realidade da
formação do músico de jazz no contexto da busca pelo própria voz
instrumental. Relata as experiências como músico na “Jam Session: Jazz
Standards” e suas implicações com a discussão sobre mediação cultural.
Também relata o processo de pesquisa e criação de dois espetáculos pelo duo
Pachka e as reflexões que o uso de processos digitais de criação trazem para
a performance. Busca discutir possibilidades de construir narrativas artísticas
emancipatórias a partir de processos de autorreflexão e questionamento
político e da compreensão da obra de arte como interface crítica da sociedade. This article presents an epistemological study to provide tools to think the musical research. It consists of the application of Desclassification of knowledge proposed by Antonio García Gutiérrez in equation with the concept of "Media Bios" of Muniz Sodré to discuss the new relations in transculture. It presents the reflections of Simon Frith and Aunt Denora to understand the relationship between music, society, identity and social control. Discusses the dismantling of the power centers in the XXI century and the "decentering" of symbolic power in Jazz. Through the works of Ken Prouty and Stuart Nicholson examines the globalization process in jazz speech and its consequences, such as "glocalization". It describes some changes in the social habits in virtual spaces that build the news jazz communities across the globe and questions the reality of the formation of the jazz musician in the context of the search for one`s own instrumental voice. Describes the experiences as a musician in "Jam Session: Jazz Standards" and its implications for the discussion on cultural mediation. It also reports the research process and the creation of two spectacles by the duo Pachka and the reflections that the use of digital creation processes bring to performance. Discusses possibilities of building emancipatory artistic narratives from self-reflection processes and political questioning and understanding of the work of art as critical interface of society. |
Descrição: | Mestrado em Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/18626 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016 Miguel Mendes Corpo Dissertaão v-final-CD.pdf | 938.6 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.