Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/18614
Title: | Proposta de um manual de órgão para o ensino vocacional da música: iniciação |
Author: | Cabral, Susana Vaz de Melo |
Advisor: | Mota, António José Marques de Sá Marinho, Helena |
Keywords: | Manuais escolares Ensino de música Orgão (Música) - Ensino |
Defense Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente documento encontra-se dividido em duas partes distintas: a primeira
descreve a prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano letivo de
2015/2016 no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian. A segunda
descreve o projeto educativo realizado no mesmo ano letivo. O objetivo principal
deste trabalho foi criar uma nova ferramenta para o ensino vocacional da música,
através da proposta de um manual de iniciação ao órgão. O manual foi aplicado no
contexto da prática de ensino supervisionado com alunos de iniciação ao órgão do
Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian e abordou competências
como a leitura, a articulação, a composição e a registação.
O processo de criação do manual passou por várias etapas: 1) análise dos manuais
para órgão e identificação das suas lacunas; 2) criação de uma planificação com 15
secções; 3) escolha das peças; 4) preparação da estrutura de cada unidade; 5)
aplicação em contexto de prática de ensino supervisionado; 6) validação.
Com este trabalho foi possível conceber uma nova forma de abordar o instrumento
desde a iniciação, contemplando atividades de caráter criativo que estimulem o aluno
em sala de aula e fomentem o gosto pela música e pela sua prática enquanto arte. The first part of this document describes the teacher training practice throughout the school year 2015/2016 at the Aveiro Calouste Gulbenkian Conservatory of Music. The second part describes the educational project carried out during the same school year. The main goal of this research was to create a new tool for instrumental teaching, namely an organ book for beginners. This book was applied in the context of the teaching training practice at the Aveiro Calouste Gulbenkian Conservatory of Music and addressed skills such as reading, articulation, composition and registration. The creation process of this book underwent several stages: 1) analysis of extant organ manuals and identification of their shortcomings; 2) creation of a teaching plan with 15 sections; 3) choice of the pieces and repertoire; 4) preparation of the structure of each section; 5) application in the context of teaching training practice; 6) validation. This work created a new approach to the instrument for the beginner level, contemplating creative activities that encourage the students in the classroom and foster the love for music and its practice as an art form. |
Description: | Mestrado em Ensino de Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/18614 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 9.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.