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http://hdl.handle.net/10773/18611
Title: | Desired artistic outcomes in music performance: a mentoring program for higher education and music industries |
Other Titles: | Resultados artísticos desejados na performance musical: um programa de tutoria para o ensino superior e as indústrias da música |
Author: | Dalagna, Gilvano |
Advisor: | Carvalho, Sara Welch, Graham Frederick |
Keywords: | Interpretação musical - Ensino Música Produção musical Tutoria artística - Música Ensino superior - Música |
Defense Date: | 14-Feb-2017 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Esta tese explora os resultados artísticos desejados que os estudantes do
ensino superior em música buscam concretizar no âmbito das indústrias da
música. Os resultados artísticos desejados tem sido reconhecidos como uma
conceptualização artística que desempenha um papel importante para o
reconhecimento social e artístico do performer. Apesar desta perspetiva ser
amplamente mencionada na literatura, vários estudos sugerem que os alunos
do ensino superior em música não tem sido encorajados a explorar os seus
próprios resultados artísticos desejados. Esta falta de encorajamento é
apontada como uma das principais razões que explicam as dificuldades
enfrentadas pelos alunos na transição entre o ensino superior e as indústrias
da música. Neste sentido, diversos autores tem sugerido o desenvolvimento e
a implementação de programas de tutoria vocacionados para colmatar esta
lacuna e consequentemente auxiliar os estudantes do ensino superior em
música a promoverem os seus resultados artísticos desejados. No entanto,
tentativas de desenvolvimento e implementação deste tipo de programa são
praticamente inexistentes. Baseado neste cenário esta tese tem como objetivo
propor um programa de tutoria artística que auxilie os estudantes do ensino
superior em música a concretizar seus resultados artísticos desejados no
âmbito das industrias da música. Com o intuito de atingir este objetivo a
presente investigação foi dividida em três etapas. Na primeira etapa uma
revisão multidisciplinar da literatura e dois estudos exploratórios foram
conduzidos com o propósito de desenvolver um modelo teórico dos resultados
artísticos desejados. Na segunda etapa o programa de tutoria artística
proposto foi desenvolvido tendo como base as perspetivas sugeridas pelo
modelo teórico gerado na fase anterior. Na terceira etapa, uma investigaçãoação
informada pela etnografia (ethnographically informed action-research)
envolvendo oito alunos de uma instituição de ensino superior em música em
Portugal foi realizada com o intuito de verificar as potencialidades do programa
de tutoria artística como ferramenta de apoio à promoção dos resultados
artísticos desejados e a pertinência do modelo teórico. A análise dos dados
coletados centrou-se em três aspetos principais: (i) as perspetivas dos
estudantes em relação aos resultados artísticos desejados (i.e.
conceptualização, desafios e promoção); (ii) ação (i.e. tentativas de concretizar
os resultados artísticos desejados) e (iii) promoção (i.e. a perceção dos
estudantes sobre o papel do programa de tutoria na promoção dos resultados
artísticos desejados). Os resultados desta investigação-ação suportam o
modelo teórico previamente desenvolvido e sugerem que o programa de tutoria
artística pode auxiliar os estudantes do ensino superior em música a superar
as dificuldades enfrentadas no processo de promoção dos seus resultados
artísticos desejados no âmbito das indústrias da música. Com base nestas
conclusões são discutidas as implicações do programa de tutoria artística para
o atual paradigma do ensino da performance musical em instituições de ensino
superior em música. This thesis explores Desired Artistic Outcomes (DAO) that higher education students aim to achieve as performers in the music industries. In music performance, DAO are recognized as the aesthetical conceptions that performers aim to achieve on the concert platform. Such an internal conception is part of the subjective world of performers, which is shaped by career expectations. Despite the perspectives above having been widely recognized in the literature, there is still a lack of knowledge about musicians’ DAO. Particularly, research on how DAO can be nurtured in higher education is still missing. Simultaneously, there has been an increased concern with the development of this phenomenon. Evidence suggests that higher education students have been reporting not enough encouragement to explore their own DAO. Such lack of encouragement is pinpointed as one of the main reasons for a difficult transition from student to professional. Following this line of thought, the importance of mentoring environments in higher education, particularly concerning the teaching of music performance, has been highlighted in the literature as a possible means to fill in this gap. However, empirical attempts to develop and implement such mentoring environments in higher education music institutions are still scarce. Based on this scenario, this thesis aims to propose a mentoring program that can assist higher education music students to promote their DAO as performers in the music industries. In order to reach this aim this thesis was divided into three parts. First, a theoretical framework for DAO based on the triangulation between a multidisciplinary literature review and exploratory studies was developed. This framework allowed a perspective on conceptualization, challenges, achievement and the role of higher education music institutions in assisting students to nurture their DAO as performers in music industries to be built up. Based on the perspective suggested in the theoretical framework, the mentoring program was developed and implemented. Finally, a naturalistic inquiry structured as an ethnographically informed action research involving eight higher education students from a Portuguese institution was adopted as a means to validate the theoretical framework and verify the potentialities of the mentoring program. The analysis focused on three main streams: (i) students’ perspectives on DAO (i.e. conceptualization, challenges and achievement of DAO); (ii) action (students’ attempts to promote their DAO in the mentoring program); and (iii) promotion (students’ perception of how the mentoring program assisted them in promoting their DAO). The triangulation among the theoretical perspective and the results from the naturalistic inquiry validate the theoretical model and suggest that the mentoring program here proposed can assist higher education music students to overcome the challenges that restrict the achievement of DAO. Based on these conclusions, pedagogical implications are discussed taking into account the current paradigm of music performance teaching in higher education institutions. |
Description: | Doutoramento em Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/18611 |
Appears in Collections: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
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