Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18608
Title: Contributos da Big Data aplicados à gestão da cadeia de abastecimento de smart vending machines
Author: Guimarães, Vasco Cravo Baptista Peres
Advisor: Ferreira, Luis Miguel
Keywords: Venda automática
Gestão de bases de dados
Controlo automático
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A presente dissertação versa sobre os contributos da Big Data na gestão da cadeia de abastecimento com enfoque em smart vending machines. Pretende-se, pois, fazer uma prova de conceito aos impactos da informação no quotidiano das organizações. Para tal, é apresentada uma revisão bibliográfica sobre os conceitos e tendências da Big Data. Depois, é introduzido o tema da venda automática, sendo aduzidos os principais problemas resultantes da operação do smart vending. Por fim, é introduzido um modelo de análise e interpretação que serve de base a uma reflexão crítica e à apresentação de propostas de melhoria para o setor. Por fim, concluem-se os contributos positivos da Big Data no quotidiano das organizações, traduzindo-se na simplificação da operação, nomeadamente nos processos logísticos, e na abertura de novos canais de comunicação com os consumidores, que gera novas oportunidades e favorece a relação com estes.
This dissertation deals with the contributions of Big Data in the supply chain management with a focus on smart vending machines. The aims to do a proof of concept at the information impacts on the daily life of organizations. It is presented a literature review of the concepts and trends in Big Data. Then, it is introduced the topic of vending and put forward the main problems resulting from smart vending operation. Finally, it is introduced an analysis and interpretation model that serves as a basis for critical reflection and presentation of proposals for improvement for the sector. Finally, we conclude to the positive contributions of Big Data in everyday organizations, resulting in the operation simplification, particularly in logistics processes, and opening new channels of communication with consumers, which creates new opportunities and promotes the relationship with these.
Description: Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10773/18608
Appears in Collections:DEGEIT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VascoGuimarães_tese.pdf2.14 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.