Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/18603
Title: | Estudo, concepção e desenvolvimento de uma plataforma integrada de serviços web 2.0 para utilização em contexto de ensino superior |
Author: | Santos, Carlos Manuel das Neves |
Advisor: | Ramos, Fernando Manuel dos Santos |
Keywords: | Aprendizagem Redes sociais Serviços web - Ensino superior |
Defense Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente trabalho apresenta o processo de estudo, concepção e
desenvolvimento de uma plataforma integrada de serviços Web 2.0 para
utilização em contexto de Ensino Superior. A plataforma tem como objetivo a
promoção e disseminação a nível institucional de práticas de partilha,
comunicação e colaboração entre os membros de uma comunidade
académica e com o seu público exterior.
No decurso do trabalho são identificadas quatro fases distintas de evolução
das soluções tecnológicas inerentes aos objetivos mencionados, sendo de
especial interesse do ponto de vista dos resultados de investigação as duas
últimas fases que resultaram nas plataformas SAPO Campus UA e SAPO
Campus.
Do ponto de vista teórico reflete-se sobre a aplicação dos princípios presentes
nos Ambientes Pessoas de Aprendizagem (Personal Learning Environments)
em ofertas tecnológicas suportadas institucionalmente, tendo como termo de
comparação os ambientes com adoção generalizada por parte das instituições
de Ensino Superior, os Ambientes de Gestão de Aprendizagem (Learning
Management Systems).
O trabalho termina com a apresentação e defesa de um modelo de integração
das soluções tecnológicas desenvolvidas no ensino superior, tendo como
referência o caso da Universidade de Aveiro.
As principais conclusões obtidas com este trabalho apontam no sentido do
potencial de inovação que soluções como as aqui apresentadas podem trazer
aos contextos formais de aprendizagem. This thesis presents the thought process, conception and development of an integrated Web 2.0 services platform used in Higher Education context. The platform’s purpose is to promote and disseminate good shareability, communication and collaboration practices at an institutional level, between the academic community and its external audience. The four different evolution stages of the technological solutions found to achieve the mentioned purpose are identified, the last two assuming special interest as far as the research results are concerned: the SAPO Campus UA and SAPO Campus platforms. From a theoretical perspective we reflect about the principles presents in a Personal Learning Environment as an institutional supported technological offer, compared to the mostly adopted environments by Higher Education Institutions, which are Learning Management Systems. Finally, the argumentation of an integration model for the technological solutions developed in higher education setting is presented, taking the University of Aveiro as reference. The main conclusions point to the innovation potential of the solutions presented may have in formal learning contexts. |
Description: | Doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/18603 |
Appears in Collections: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CarlosSantos_phD_final_entregue_v2016.pdf | 26.57 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.