Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18601
Title: Validação de uma interface de voz : o caso da aplicação EntertalNcar
Author: Martins, Andreína Marcelino da Silva
Advisor: Silva, Telmo Eduardo Miranda Castelão da
Keywords: Comunicação multimédia
Interfaces de computador
Voz - Interface do utilizador
Condução de automóveis
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A evolução tecnológica dos dispositivos móveis (smartphones e tablets) despoletou um aumento significativo da utilização destes, para facilitar o acesso a informações aos utilizadores. Esta tendência potenciou a que muitas instituições financeiras e não financeiras desenvolvessem aplicações direcionadas aos seus públicos, como o objetivo de criar relações de proximidade e fidelização com os mesmos, respondendo às suas necessidades e desejos através da utilização de aplicações. Esta investigação incide sobre o processo de desenho da interface e interação de uma aplicação móvel, e a sua respetiva conceptualização e desenvolvimento, dirigida a um público específico, os condutores. Desta forma, para aferir as necessidades e desejos dos condutores, irá ser feita uma investigação que irá permitir selecionar as principais funcionalidades da aplicação. Bem como, avaliar a pertinência de uma aplicação móvel para os condutores, para utilizar como entretenimento na condução. Após a recolha destes dados e como base nesta informação será desenvolvido um protótipo do desenho de interface da aplicação. Seguidamente à conclusão deste protótipo, este será validado junto dos seus potenciais utilizadores, com a intenção de compreender se o produto desenvolvido corresponde e obedece às espectativas dos potenciais utilizadores. Pretende-se assim, aferir os elementos funcionais e não funcionais (genéricos) de interface e interação que devem estar refletidos na aplicação móvel, para que a experiência de utilização de aplicações deste tipo possa ter um impacto positivo junto dos seus utilizadores.
The technological evolution of mobile devices (smartphones and tablets) triggered a significant increase in the use of these to facilitate access to information to users. This trend potentiated that many financial institutions and non-financial develop applications targeted to your audiences, such as the goal of creating closeness and loyalty relationships with them, responding to their needs and desires through the use of applications. This research focuses on the interface design process and interaction of a mobile application, and their respective conceptualization and development, directed to a specific audience, drivers. Thus, to assess the needs and desires of drivers, it will be made an investigation that will allow selecting the main features of the application. As well as assess the relevance of a mobile application for drivers to use as entertainment in driving. After collecting these data and based on this information will be developed a prototype of the application interface design. Following the conclusion of this prototype will be validate for the potential users, with the intention to understand the product if the product developed corresponds and follows the expectations of potential users. The aim is to, assess the functional and non-functional elements (generic) interface and interaction that should be reflected in the mobile application, so the application user experience of this kind can have a positive impact on its users.
Description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/18601
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf3.79 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.