Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18596
Title: As “noites” de música brasileira na cidade do Porto: uma etnografia de músicos, contextos e repertórios
Author: Wink, Lucas André
Advisor: Pestana, Maria do Rosário
Keywords: Etnomusicologia - Brasil
Músicos - Brasil
Música popular - Brasil
Sociologia da música
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Esse é um estudo etnomusicológico sobre a música brasileira em contextos de entretenimento noturno do Porto, em Portugal. Considerando que muitos trabalhos sobre esta realidade fora das fronteiras do Brasil enfatizam o papel dos grandes consórcios das indústrias da cultura e dos mass media na sua disseminação e consumo, essa investigação dirige-se ao polo oposto: aos músicos “small heroes”, numa acepção de L.L. Langness e Gelya Frank (1981), que transitam em geografias transnacionais e atuam e partilham de uma memória musical (Piedade 2013) em contextos face a face de performance. Numa condição de músico e investigador, de 2014 até 2017 realizei trabalho de campo junto dos atores que participam na construção de “noites” de música brasileira em bares noturnos na específica região da Baixa do Porto. Nesse sentido, sobrepujando o entendimento estático de música brasileira (frequentemente concatenada a “peças musicais”) em vista de um entendimento dinâmico das práticas musicais enquanto uma “enunciação mutante” – na acepção de Félix Guatarri – nesse trabalho perspectivo a música brasileira como um terreno em transformação – empregando a noção de Álvaro Neder (2010) – na qual interagem músicos “comuns”, assistências e espaços performativos, redes de comunicação, memórias, competências musicais, sonoridades, imaginações, mobilidades, processos de negociação social e espaços e estratégias de resistência.
This is an ethnomusicological study about the Brazilian music in night entertainment venues in Porto, Portugal. Considering that a large number of researches on this reality outside Brazilian borders emphasize the role played by the cultural industries and the mass media in its dissemination and consumption, this study is directed to the opposite pole: to the “small heroes” (L.L. Langness e Gelya Frank 1981), musicians who travel in transnational geographies performing and sharing a musical memory (Piedade 2013) in face-to-face contexts of musical performance. As a musician and researcher, from 2014 to 2017 I conducted fieldwork along with people who participate in "nights" of Brazilian music at night bars located in Baixa do Porto. In this sense, overcoming the "static" understanding of Brazilian music (often linked to "musical pieces") and trying to provide a dynamic interpretation of musical practices as a "mutant enunciation" – as understood by Felix Guatarri – in this study I conceive "Brazilian music" as a field under transformation (Álvaro Neder 2010) where “ordinary” musicians, contexts and performative spaces, communication networks, memories, musical abilities, sonorities, imaginations, mobility, social negotiation processes and spaces and strategies of resistance interact continuously.
Description: Mestrado em Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/18596
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf2.89 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.