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http://hdl.handle.net/10773/1857
Title: | Competitividade sustentável : ferramentas de gestão |
Author: | Paulo, Sérgio Nuno Neves Duarte |
Advisor: | Gouveia, Joaquim José Borges |
Keywords: | Gestão industrial Estratégia empresarial Avaliação de desempenho Desenvolvimento sustentável Responsabilidade social das empresas |
Defense Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente trabalho pretende contribuir com um par de ferramentas que
auxiliam a gestão de uma empresa a tomar decisões mais responsáveis a
nível económico, ambiental e social (que são os três pilares do
desenvolvimento sustentável).
Considerando o desenvolvimento sustentável um paradigma de gestão, tornase
fundamental inclui-lo em qualquer estratégia empresarial. Todas as
empresas, a médio e longo prazo, têm de incorporar nos seus modelos de
gestão, ferramentas que permitam, dos dados recolhidos, gerar informação
relevante, para alcançar a competitividade sustentável.
A primeira ferramenta “Sustainable Development Scorecard”, de carácter
original pretende ser, apenas, um contributo prático, na organização e
categorização dos indicadores relevantes, para a avaliação do desempenho da
empresa, nomeadamente ao nível do desenvolvimento sustentável.
A segunda ferramenta, com base na teoria da análise de atribuição, da área da
ecologia industrial é apresentada e desenvolvida, considerando o seu
interesse específico para a gestão. A partir da análise de atribuição foram
desenvolvidas e utilizadas duas ferramentas específicas, de efeitos ambientais
a curto-prazo, para atribuir as intervenções ambientais de um sistema
económico aos seus subsistemas e produtos. Na aplicação da ferramenta aos
produtos, surge o chamado Problema da Alocação, que é apresentado e
resolvido em detalhe.
A aplicação prática destas ferramentas é ilustrada recorrendo a um caso de
estudo da empresa ROCA S.A., utilizando a sua cadeia de abastecimento. A
resolução dos problemas resultantes dessa aplicação permitiu validar os
resultados em termos de significado físico e económico, evidenciando, assim,
uma contribuição original para a utilização real e prática da teoria da análise de
atribuição.
É, neste contexto de competitividade sustentável que surge este trabalho,
colocando em especial evidência o equilíbrio ambiental e económico na
gestão, para se atingir uma vantagem competitiva neste mercado global,
dinâmico e exigente. The present work intends to contribute with a pair of tools that supports the company management to make decisions more responsible in environmental, economical and social terms, which are the three pillars of sustainable development. Considering Sustainable Development a paradigm of management, it becomes mandatory to include it in the corporate strategy through the introduction, in the medium and long term, of management models and tools that are able to extract from the collected data relevant information for sustainable competitiveness. The first tool, the “Sustainable Development Scorecard”, is a practical contribute to the organization and categorization of indicators to evaluate the company performance in various aspects but mainly in the sustainable development area. The second tool applies and further develops the Analysis of Attribution theory of Industrial Ecology, in view of its potential interest to companies’ management towards sustainable competitiveness. Specifically, two subtools are developed, that attribute short-term environmental interventions of an economical system (p.e., the supply chain of a company) to any of its, respectively, subsystems and output products. In the scope of the application of the second subtool, the critical “Allocation Problem” is treated with the due detail and fully solved out. The construction and practical application of both tools is illustrated and validated, both in economical and physical terms, in the case-study of a real medium sized system consisting of a part of the Supply Chain of ROCA, S.A.. Summing-up, this work makes an original contribute to balance the environmental and economical aspects in management, in order that companies may achieve a competitive advantage in the global, dynamic and demanding market of now a days. |
Description: | Doutoramento em Gestão Industrial |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/1857 |
Appears in Collections: | DEGEIT - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
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