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dc.contributor.advisorDias, Paulo Miguel de Jesuspt
dc.contributor.advisorSantos, Maria Beatriz Alves de Sousapt
dc.contributor.authorCardoso, João Álvaro Couceiropt
dc.date.accessioned2017-10-18T17:17:57Z-
dc.date.available2017-10-18T17:17:57Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/18575-
dc.descriptionMestrado em Engenharia de Computadores e Telemáticapt
dc.description.abstractO aumento da utilização de ecrãs públicos levou a necessidade de desenvolver novas formas de interação com este tipo de sistemas. A solução que foi considerada nesta dissertação recorreu a utilização de interfaces de utilizador baseadas em gestos, uma vez que não exigem que os utilizadores usem qualquer tipo de dispositivos para al em do seu próprio corpo. Esta dissertação continua o trabalho realizado anteriormente no âmbito do projecto DETI-Interact, que consiste num sistema interativo baseado num ecrã público instalado na entrada do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática, para o qual foram desenvolvidas v arias aplicações que permitem interação com conte udos 2D e 3D através de um sensor Kinect. O principal objetivo deste trabalho foi o de melhorar esses métodos com os novos gestos disponíveis pela mais recente versão do Kinect SDK. Foram realizadas três experiencias com utilizadores para avaliar a usabilidade os métodos de interação propostos, proporcionando a oportunidade de melhorar os métodos existentes, levando a contribuição de um novo método para manipulação de objectos 3D.pt
dc.description.abstractThe increasing usage public displays led to the necessity of new forms of interaction with this type of systems. The solution that was considered in this dissertation involved gesture-based interfaces, since they do not require users to carry or use any input device other than their own body. This dissertation continues and extends previous work on DETI-Interact, an interactive public display system located at the lobby of Department of Electronics, Telecommunications and Informatics, to which several applications have been developed allowing interactions with 2D and 3D contents using a Kinect sensor. The main objective of this work was to improve those methods and develop new ones using the new gestures provided by the latest version of the Kinect SDK. Three user studies were conducted to evaluate the usability of our proposed navigation and manipulation methods, leading to this dissertation main contribution of a novel method for the 3D object manipulation.pt
dc.language.isoengpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEngenharia de computadores e telemáticapt
dc.subjectImagens tridimensionaispt
dc.subjectInteracção homem-computadorpt
dc.title3D manipulation and navigation methods with gestures for large displayspt
dc.title.alternativeMétodos de manipulação e navegação com gestos para ecrãs públicospt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201579340-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DETI - Dissertações de mestrado

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