Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1854
Title: Virtuosidade organizacional, empenhamento e comportamentos de cidadania organizacional
Author: Ribeiro, Neuza Manuel Pereira
Advisor: Rego, Arménio
Keywords: Gestão de empresas industriais
Psicologia das organizações
Cultura organizacional
Comportamento organizacional
Gestão de recursos humanos
Defense Date: 2009
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Os recentes colapsos morais e financeiros de organizações outrora reputadas, que têm ocorrido por todo o mundo, conduziram a comunidade empresarial, a imprensa popular e de negócios, assim como os investigadores a redescobrirem o papel da virtuosidade no contexto organizacional. A presente investigação pretende contribuir para manter este momentum. Procuramos responder à sugestão de alguns autores para que o estudo exploratório de Cameron, Bright e Caza (2004), que relaciona virtuosidade organizacional com desempenho, tenha continuidade, e que a sua medida de virtuosidade seja empregue noutros contextos e em relação a outros resultados (Wright & Goodstein, 2007). Este estudo empírico investiga como (a) as percepções de virtuosidade organizacional dos indivíduos explicam os seus níveis de empenhamento organizacional, (b) o empenhamento organizacional influencia os comportamentos de cidadania organizacional, (c) as percepções de virtuosidade organizacional predizem directamente os comportamentos de cidadania organizacional, e (d) o empenhamento organizacional medeia a relação entre as percepções de virtuosidade organizacional e os comportamentos de cidadania organizacional. Foram inquiridos 212 indivíduos oriundos de 14 organizações do sector industrial. Os indivíduos descreveram as suas percepções de virtuosidade organizacional e o seu empenhamento para com a organização; os seus comportamentos de cidadania organizacional foram relatados pelo respectivo supervisor. Os principais resultados sugerem que (a) as percepções de virtuosidade organizacional explicam o empenhamento afectivo e o empenhamento normativo, (b) o empenhamento normativo fomenta os comportamentos altruístas, (c) as percepções de virtuosidade organizacional explicam o desportivismo, a virtude cívica, o altruísmo, e o comportamento de cidadania organizacional global, e (d) o empenhamento normativo medeia a relação entre as percepções de virtuosidade organizacional e o altruísmo. Pesem embora as limitações do estudo, a evidência empírica obtida sugere que a virtuosidade organizacional é digna de um estatuto mais elevado na literatura e que deve ser levada em consideração pela comunidade empresarial.
Recent moral and financial collapse of high profile organizations around the world led the business community, the popular and business press, and researchers to rediscover the role of virtuousness in organizational settings. This research aims to contribute to maintain this momentum. We seek to answer to researchers’ suggestion that the exploratory study carried out by Cameron, Bright, and Caza (2004), which related organizational virtuousness and performance, must be pursued employing their measure of organizational virtuousness in other contexts and in relation to other outcomes (Wright & Goodstein, 2007). This empirical study investigates how (a) the perceptions of organizational virtuousness explain the organizational commitment, (b) the organizational commitment promotes the organizational citizenship behaviors, (c) the perceptions of organizational virtuousness predict the organizational citizenship behaviors directly, and (d) the organizational commitment mediates the relationship between the perceptions of organizational virtuousness and the organizational citizenship behaviors. Two hundred and twelve individuals from fourteen industrial organizations were surveyed. Individuals reported their perceptions of organizational virtuousness and organizational commitment; their organizational citizenship behaviors were reported by the respective supervisor. The main findings suggest that (a) the perceptions of organizational virtuousness explain the affective commitment and the normative commitment, (b) the normative commitment promotes the altruistic behaviors, (c) the perceptions of organizational virtuousness explain the sportsmanship, the civic virtue, the altruism, and the global organizational citizenship behavior, and (d) the normative commitment mediates the relationship between the perceptions of organizational virtuousness and the altruism. Despite the limitations of this study, the empirical evidence suggests that organizational virtuousness is worthy of a higher status in the literature and should be considered by the business community.
Description: Doutoramento em Gestão Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10773/1854
Appears in Collections:DEGEIT - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

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