Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/18486
Title: | Os espaços do jardim de infância: perspetivas das crianças |
Author: | Castro, Francisca Maia de |
Advisor: | Figueiredo, Aida |
Keywords: | Educação pré-escolar Jardins de infância Desenvolvimento das crianças Actividades de aprendizagem Prática pedagógica Interação social Organização do espaço |
Defense Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Atualmente tem-se vindo a valorizar um ensino mais personalizado, que
responda às necessidades do grupo. Na Pedagogia-em-Participação,
referencial teórico do presente estudo, a criança é considerada
protagonista do seu próprio precurso de aprendizagem e enfatiza a
escuta ativa e a observação atenta do grupo, procurando que o adulto
seja responsivo às suas necessidades e opiniões.
O presente estudo pretende analisar a perceção que as crianças têm
sobre os espaços do jardim de infância. Os participantes foram
selecionados aleatoriamente - nove crianças, com idades
compreendidas entre os cinco e os seis anos. Para a recolha de dados
optou-se por técnicas de recolha de dados como a entrevista semiestruturada,
a recolha de fotografias efetuada pelas crianças dos
espaços do jardim de infância que mais e menos gostam.
Para a análise dos dados recorreu-se à análise de conteúdo das
entrevistas e das fotografias.
Os resultados indicam que as crianças expressam a necessidade de se
movimentarem e realizarem atividades no exterior, sugerindo que neste
espaço têm mais área para realizar atividades como correr, jogar
futebol, andar de bicicleta e triciclo. O exterior surge como o espaço
preferido das crianças, contudo é aquele que merece mais atenção e
planeamento. Os espaços que as crianças menos gostam são os que
apresentam mais conflitos.
O estudo que se apresenta neste relatório de estágio evidencia que as
crianças sentem necessidade de participar nos diferentes aspetos que
diariamente lhes dizem respeito, mostrando-se aptas para a realização
de sugestões viáveis nos espaços nos quais interagem. Ao nível do
surgimento de conflitos conclui-se que os participantes foram capazes
de os detetar, mas também foram capazes de selecionar formas de
resolução. Além do referido, o estudo desenvolvido contribuiu também
para a construção de uma identidade pedagógica, mais atenta,
procurando refletir a sua prática de forma a adequa-la ao grupo, às
suas necessidades e ao seu bem-estar. Currently has been to value a more personalized education that responds to the needs of the group. In Pedagogy-in-attendance, theoretical framework of this study, the child is considered the precursor of their own learning and emphasizes the active listening and the attentive observation of the group, looking for the adult is responsive to their needs and opinions. This study aims to analyze the lack that children have about the kindergarten spaces. The participants were randomly selected-nine children, aged five and six years. For the collection of data has been data collection techniques such as structured interviews, the collection of photographs made by the children of the kindergarten spaces more and less like. For data analysis were used to content analysis of interviews and photographs. The results indicate that children express the need to move and carry out activities abroad, suggesting that in this space have more area to carry out activities such as running, playing soccer, ride a bicycle and tricycle. The exterior is emerging as the preferred space for children, yet it is one that deserves more attention and planning. The spaces that the children least like are those with more conflicts. The study presented in this report of stage shows that children feel the need to participate in the various aspects that concern them, showing up for the achievement of viable suggestions in the spaces in which they interact. In terms of the emergence of conflicts concluded that the participants were able to detect, but also were able to select Forms of resolution. In addition to the above, the study also contributed to the construction of a pedagogical identity, more attentive, trying to reflect its practice in order to fit it to the group, your needs and well-being. |
Description: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/18486 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 5.97 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.