Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18484
Title: Perceções sobre a liderança do diretor de um agrupamento: diretor versus conselho pedagógico
Author: Samagaio, Sónia Cristina Martins Pereira
Advisor: Gonçalves, Maria Manuela Bento
Keywords: Administração escolar
Liderança
Diretores de estabelecimento de ensino
Organização escolar
Tomada de decisão
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O tema da presente investigação insere-se no âmbito da liderança escolar. Pretende identificar e caracterizar o(s) estilo(s) e os efeitos da liderança exercida pela Diretora de um agrupamento de escolas, através da perceção dos Membros do Conselho Pedagógico e da própria. A fundamentação teórica encontra-se sustentada na teoria “Full- -Range” de liderança, de Bass e Avolio (1990,1994,2004), que comtempla a liderança transformacional, transacional, “laissez- -faire” e três resultados de liderança (satisfação, esforço extra e eficácia). Em termos metodológicos, a investigação assumiu a forma de um estudo de caso único, recorrendo a técnicas de recolha e tratamento de informação com carácter quantitativo e qualitativo. Como instrumentos de recolha de dados utilizou o “Questionário Multifatorial de Liderança” (QML), da autoria de Bass e Avolio (2004), a entrevista semiestruturada e a análise documental. Para a análise dos dados recolhidos recorreu à estatística descritiva, à análise qualitativa comparativa na versão “fuzzy-set” (fsQCA) e à análise de conteúdo. As principais conclusões do estudo indicam que o estilo de liderança preconizado pela Diretora é do tipo transformacional, seguido do transacional e com menos expressão surge o “laissez- -faire”. Também é reconhecido o efeito positivo do seu estilo de liderança ao nível da satisfação, do esforço extra e da eficácia. No entanto, verificamos que esses efeitos positivos não ocorrem apenas quando um dos estilos de liderança está presente, mas sim de duas combinações de estilos de liderança diferentes.
This research falls within the context of educational leadership. The purpose is to identify and characterize the style(s) and the effects of leadership exercised by the school director, based on the perception of the pedagogical council members and herself. The theoretical background is based on Bass and Avolio’s “Full- -Range Leadership Theory” (1990,1994,2004), which comprises transformational, transactional and “laissez-Faire” leadership and three leadership outcomes (satisfaction, extra effort and effectiveness). Regarding to the methodology, the research followed a single case study approach, using techniques for collecting and processing information with quantitative and qualitative nature. Data were collected through the “Multifactor Leadership Questionnaire”, originally developed by Avolio and Bass (2004), semi-structured interviews and document analysis. Data were analyzed using descriptive statistics, “fuzzy-set” Qualitative Comparative Analysis (fsQCA) and content analysis. The results show that transformational leadership is the main style of perceived leadership, followed by transactional and at lower level the “laissez-faire” leadership. There is also evidence of the positive effect of the director's leadership style at the satisfaction, extra effort and effectiveness levels of the pedagogical council members. However, we found that these positive effects do not occur only when one of the leadership styles is present, but two combinations of different leadership styles.
Description: Mestrado em Ciências da Educação - Administração e Políticas Educativas
URI: http://hdl.handle.net/10773/18484
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf4.25 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.