Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18480
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, Ana Margarida Piscopt
dc.contributor.advisorSantos, Paula Ângela Coelho Henriques dospt
dc.contributor.authorTymoshchuk, Oksanapt
dc.date.accessioned2017-10-11T08:08:03Z-
dc.date.available2017-10-11T08:08:03Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/18480-
dc.descriptionDoutoramento em Multimédia em Educaçãopt
dc.description.abstractA presente tese descreve o processo de desenvolvimento e teste de uma comunidade de prática online, que visa contribuir para a utilização otimizada dos recursos digitais no âmbito das Necessidades Especiais (NE) e facilitar a comunicação e colaboração entre profissionais de educação e saúde e familiares das crianças/jovens com NE. Para a concretização destes objetivos optámos pela metodologia de Development Research, considerando que desenvolvemos uma solução baseada em tecnologias digitais para investigar o potencial da utilização do protótipo concebido em contexto real. O estudo objetivou compreender como desenvolver e dinamizar um espaço online de promoção da construção e partilha de conhecimentos e recursos tecnológicos no domínio das NE, criando uma rede de apoio entre profissionais de saúde/educação e famílias de crianças/jovens com NE. Com esta finalidade, concebemos um espaço online denominado “Compartilha”, que está acessível através de http://cms.ua.pt/compartilha/ e cuja especificação e desenvolvimento teve como referência as motivações, necessidades e interesses manifestados pelas famílias e profissionais envolvidos no processo educativo/reabilitativo das crianças/jovens com NE, e as práticas recomendadas de dinamização das comunidades online ou presenciais. Para tal, desenvolveu-se uma estrutura acessível e intuitiva, com áreas que permitem a compartilha dos recursos, estratégias e conhecimento, e a discussão dos temas de interesse, bem como a aprendizagem colaborativa e a criação/adaptação de recursos educativos específicos. O Compartilha passou por uma fase de teste com um grupo piloto, com a duração de nove meses, tendo os resultados obtidos permitido concluir sobre os impactos positivos da sua utilização, essencialmente pelas vantagens identificadas a nível da interação e colaboração, bem como da compartilha de recursos, estratégias e conhecimentos. O estudo evidenciou que as ferramentas tecnológicas e estratégias de e-moderação aplicadas permitiram a criação e desenvolvimento de um espaço online que multiplica as possibilidades de compartilha e colaboração, facilitando a articulação entre os diferentes agentes educativos (familiares, profissionais de educação e de saúde), de forma a permitir a troca de experiências, dúvidas, estratégias e recursos e melhorar o ajuste destas à diversidade, especificidade, problemática e contexto de cada criança/jovem.pt
dc.description.abstractThis thesis depicts the development and testing process of an online practice community that aims to promote the use of technological resources for Special Needs (SN) in an optimized way, facilitating the communication and collaboration amongst education and health care professionals and families of children/youth with SN. To accomplish these goals, we have chosen the “Development Research” methodology, considering we are developing a technological solution to investigate its potential use in a real environment. This study has tried to figure out how to conceive and stimulate a website that promotes the creation and sharing of knowledge and technological resources relevant in the domain of SN, enabling a support network amongst education/health professionals and families of children/youth with SN. Therefore, we have conceived the website Compartilha, which can be accessed through http://cms.ua.pt/compartilha/. Its features and development have taken into account the motivations, needs and interests of the families and professionals involved in the process of education/rehabilitation of children/youth with SN, as well as the recommended practices for promoting online and face-to-face communities. Thus, there has been created an intuitive and easily accessible configuration, with specific areas that allow the sharing of resources, knowledge and strategies, and the discussion of topics of interest, as well as the collaborative learning and the creation/adjustment of specific educational resources. Compartilha went through a nine months testing period, with a pilot group. The results allowed us to conclude that the impact of its use is positive, mainly for the advantages identified at the interaction and collaboration level, as well as for the sharing of resources, strategies and knowledge. This study made clear that the used e-moderation technological tools and strategies made possible the creation and development of a website that multiplies the possibilities of sharing and collaboration, making easier the connection amongst the different education agents (families, education and health professionals), so they can exchange experiences, doubts, strategies and resources for a better adjustment of their education/rehabilitation practices addressing the diversity, specificity, strengths/weaknesses and contextual variables of each child/youth.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMultimédia em educaçãopt
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt
dc.subjectRecursos na Internet - Educação especialpt
dc.subjectInclusão socialpt
dc.subject.otherInclusãopt
dc.subject.otherNecessidades especiaispt
dc.subject.otherRecursos tecnológicospt
dc.subject.otherOmunidade onlinept
dc.subject.otherE-moderaçãopt
dc.titleCompartilha: espaço online de colaboração e partilha de conhecimentos e recursos no domínio das necessidades especiaispt
dc.typedoctoralThesispt
thesis.degree.leveldoutoramentopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid101433158-
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Final.pdf42.04 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.