Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18478
Title: Exames nacionais, apoios pedagógicos e explicações: a complexa construção dos resultados escolares em Portugal
Author: Gouveia, Andreia dos Santos
Advisor: Mendes, António Neto
Keywords: Avaliação da educação
Exames nacionais
Explicações
Estratégias da aprendizagem
Métodos pedagógicos
Sucesso escolar
Defense Date: 31-Jan-2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A nossa investigação pretende compreender a combinação de fatores intervenientes no processo de construção dos resultados escolares em Portugal, na convicção de que o sucesso escolar dos alunos só poderá ser explicado se tivermos em conta a interligação das dependências que se estabelecem entre as dimensões familiar e escolar num ambiente de crescente mercantilização da educação. Este trabalho tem como principal objetivo conhecer as estratégias/iniciativas formativas das famílias e dos alunos relacionadas com a pressão dos resultados escolares (isto é, desenvolvidas para alcançar o sucesso académico), bem assim como as desenvolvidas pelo lado da oferta educativa, escolas e centros de explicações, na complexa construção dos resultados escolares. O estudo empírico aproxima-se da investigação por métodos mistos com recurso a estudos de casos múltiplos e à triangulação de recolha e análise de dados. Considerando um referencial teórico e empírico e a análise efetuada às listas de rankings de escolas publicadas em 2013, foi inquirido um grupo de alunos do 4º, 6º, 9º, 11º e 12º anos sujeitos a exames nacionais (Estudo 1) em duas escolas do topo e duas escolas da base das listas (uma pública e outra privada em cada um dos subgrupos), pretendendo conhecer e analisar quais as estratégias/iniciativas desenvolvidas dentro da escola – entrevistando a Direção sobre o tipo de apoios pedagógicos providenciados aos alunos na preparação para os exames nacionais face à pressão dos resultados académicos (Estudo 2); e/ou fora das escolas – em centros de explicações, entrevistando os diretores sobre as razões que poderão levar os alunos a frequentarem os seus centros (Estudo 3). Os principais resultados obtidos permitiram verificar que: i) os estudantes recorrem mais a apoios oferecidos fora das escolas – ‘explicações’ – do que a apoios oferecidos no interior das escolas (‘apoios pedagógicos’); ii) são diferentes os motivos que levam os estudantes a optar por recorrer/rejeitar estes dois tipos de apoios; iii) são positivos os impactos do recurso a apoios pedagógicos/explicações no desempenho académico dos alunos, no comportamento em sala de aula e em alguns indicadores psicopedagógicos; iv) os exames nacionais ocupam um lugar central na preocupação de escolas, alunos e suas famílias e alimentam um mercado paralelo de explicações; v) os intervenientes no estudo manifestaram uma postura anti-rankings embora se verifique a influência desta preocupação na organização e dinamização do trabalho pedagógico.
It is widely acknowledged that students ‘academic success is dependent on the intersection of the familiar and school contexts, particularly given an increasingly mercantilized educational environment. Within this backdrop, this research aims to assess the combination of intervening variables that explain academic results in Portugal. Two interrelated dimensions are, thus, analysed. First, this research aims to shed light on the strategies undertaken by families and students to reach academic success. Second, it aims to acknowledge the academic approaches developed by private tutoring centres. Empirically, this research draws on a mixed methods approach, based on multiple case studies and on the triangulation of data-gathering instruments and their analysis. Taking into account both the theoretical and extant empirical frameworks; as well as the analysis of 2013 Portuguese school rankings, a survey was administered to a sample of students from the 4th, 6th, 9th, 11th and 12th grades. These are the schooling years when students are expected to undertake national exams. These surveys were administered in two top-ranking and two bottom ranking schools, both public and private. This first study sought to understand the strategies/ initiatives developed within schools. The second study was focused on the perception of schools management boards on the type of pedagogical support provided so as to prepare students to national exams, particularly given the high pressure towards greater academic achievements. The third study was targeted at assessing the perception of managers of private tutoring centres regarding the potential motivations for students to enrol in these centres. Results suggest that students tend to resort to private tutoring support outside schools, instead of relying on pedagogical support provided by their schools. Second, there are different underlying motivations that explain why students choose/ resort to these two types of academic support. This research also advocates that pedagogical support/ private tutoring positively impacts both on students’ behaviour in classroom and in some psychopedagogical dimensions. In parallel, results demonstrate that national exams are crucial both for schools, students and families, which nourishes a parallel private tutoring market. Finally, respondents tend to be highly critical towards rankings, although these clearly impact on the organization and dynamization of pedagogical work.
Description: Doutoramento em Educação - Administração e Políticas Educacionais
URI: http://hdl.handle.net/10773/18478
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DE - Teses de doutoramento

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