Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/18472
Título: Abordagem da história da ciência na construção de um terrário, numa perspetiva de educação para o desenvolvimento sustentável
Autor: Silva, Sónia Daniela Ferreira da
Orientador: Bettencourt, Teresa
Palavras-chave: História da ciência
Desenvolvimento sustentável
Aprendizagem
Psicologia da educação
Educação científica
Data de Defesa: 2016
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Em Portugal, avanços têm-se feito notar no que toca à tecnologia, o que leva a que novas aptidões e competências sejam desenvolvidas pelos cidadãos de forma a adaptarem-se à Era da informação. Para tal, é necessário que os alunos saiam já bem preparados das escolas de modo a que as suas aprendizagens atendam a essas mudanças, pois o ensino também implica mudança, evolução e crescimento, não só por parte dos estudantes mas também dos professores, das escolas e de todos os órgãos associados. Desta forma, vários métodos poderão ser implementados nas salas de aulas e um deles é a abordagem à História da Ciência. O presente trabalho investigativo procurou conhecer quais as aprendizagens, comportamentos e atitudes que os alunos desenvolveram ao longo das aulas, dando a conhecer os contributos que a construção de um terrário, através da História da Ciência, pode levar à educação de cidadãos informados, numa perspetiva de Educação para o Desenvolvimento Sustentável. A abordagem foi aplicada a alunos do 8.º ano, na disciplina de Ciências Naturais, utilizando várias técnicas e instrumentos de recolha de dados, nomeadamente, a observação, a análise documental e questionário. O recurso à construção e utilização de um material didático-pedagógico e a abordagem à História da Ciência, permitiram cativar o interesse dos alunos e centraliza-los no processo de ensino e de aprendizagem, no qual o aluno tem o principal papel. Dessa forma, foi possível averiguar como se contextualizam as aprendizagens através da abordagem utilizada, recolher e descrever as perspetivas dos alunos e em desenvolver as aprendizagens, comportamentos e atitudes, numa perspetiva de Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
In Portugal, advances have been made when it comes to Technology, which leads to new skills and competences to be developed by citizens in order to adapt to the Information age. To this end, it is necessary that students need to be well prepared when they conclude their studies, so that their acquired knowledge could meet these changes, for the teaching also implies changes, evolution and growth, not only by students but also by teachers, schools and all the associated teaching groups. This way, various methods can be implemented in the classroom and one of them is the approach to the History of Science. This research work was aimed to know which learnings, behaviors and attitudes that students developed during the lessons, so that it could be possible to publish the contribution of the construction of a terrarium, based in the History of Science, leading to the education of informed citizens, in a perspective of an Education for Sustainable Development. The approach was applied to 8th grade students, in the discipline of Natural Sciences, using various techniques and data collection instruments, like observation, documental analysis and a questionnaire. Building and using didactic-pedagogic material and applying History of Science knowledge, allowed to captivate the students' interest and it helped centralizing them in the process of teaching and learning, in which the student has the main role. Thus, it was possible to find out how to contextualize the learning through the used approaches, to collect and describe the perspectives of the students and developing the learning subject, behaviors and attitudes on a perspective of Education for the Sustainable Development.
Descrição: Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/18472
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio - Sónia Silva.pdf1.73 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.