Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/18468
Título: | Potenciar o trabalho de casa como contexto para promover o pensamento crítico em ciências naturais no 2º CEB |
Autor: | Reis, Vanessa Sofia Soares |
Orientador: | Vieira, Celina Tenreiro |
Palavras-chave: | Educação científica Ensino das ciências - Ensino básico 2º ciclo Estratégias da aprendizagem Pensamento crítico Trabalhos de casa |
Data de Defesa: | 2016 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | O presente estudo teve como finalidade o desenvolvimento de atividades de aprendizagem, genericamente designadas, desafios, com foco em capacidades de pensamento crítico e em conhecimentos científicos propostos como trabalho de casa no âmbito da disciplina de ciências naturais numa turma de 5º ano de escolaridade. Decorrente da finalidade, formularam-se as questões de investigação: a) Qual o contributo das atividades de aprendizagem desenvolvidas e propostas como trabalho de casa na promoção capacidades de pensamento crítico; b) Qual o contributo do desenvolvimento de atividades de aprendizagem com foco em capacidades de pensamento crítico, e proposta como trabalho de casa na construção/mobilização de conhecimento científico?
A natureza do estudo foi qualitativa, optando-se por uma metodologia de estudo de caso, sendo o caso uma turma do 5.º ano de escolaridade, constituída por trinta alunos, dezasseis do género feminino e catorze do género masculino.
Quanto à recolha de dados utilizou-se um instrumento de análise das produções escritas dos alunos – guiões dos alunos. Relativamente à análise dos dados recolhidos privilegiou-se a análise de conteúdo. Os resultados obtidos sugerem que as atividades desenvolvidas, orientadas para o apelo a capacidades de pensamento crítico, e propostas como trabalho de casa, são um contributo para a (re)construção/mobilização de conhecimentos científicos e para a mobilização de capacidades de pensamento crítico. This study aimed to develop learning activities for homework, generally designated challenges, with a focus on critical thinking skills. Arising from the end, the following formulated research questions: a) What is the contribution of the developed learning activities and proposed for homework in promoting skills of critical thinking; b) What is the contribution of the development of learning activities focusing on critical thinking skills, and proposed as homework in the construction / mobilization of scientific knowledge? The nature of the study was qualitative, opting by a case study methodology, and the case was a class of 5th grade, constituted by thirty students, sixteen female and fifteen male gender. As for data collection used an analysis tool of students' written productions - scripts of students. Regarding the analysis of data collected privileged to content analysis. The results suggest that the activities oriented to the call for critical thinking skills, and proposals for homework’s, are a contribution to the (re) construction / mobilization of scientific knowledge and the mobilization of critical thinking skills. |
Descrição: | Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/18468 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vanessa Reis -dissertação final- impressão.pdf | 1.27 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.