Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/18466
Title: | Educação sexual e sexualidade: conceções de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico |
Author: | Sousa, Lisandra Carina Freitas |
Advisor: | Vieira, Celina Tenreiro |
Keywords: | Educação sexual Sexualidade Ensino básico 1º ciclo Métodos pedagógicos Avaliação dos alunos |
Defense Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A presente investigação procurou responder à seguinte questão de
investigação: “Que conceções evidenciam alunos do 1.º Ciclo sobre Educação
Sexual e Sexualidade?”.
A metodologia adotada enquadra-se numa abordagem de natureza qualitativa
e num design de estudo de caso.
A recolha de dados teve como instrumento um inquérito por questionário,
constituído por cinco partes. As primeiras incluíam questões para recolher
informação para caracterizar os sujeitos envolvidos no estudo. As restantes
incluíam questões tendentes a fazer o levantamento das conceções dos
alunos sobre educação sexual e sexualidade.
Os resultados obtidos dão conta que a maior parte destes alunos têm
conceções pouco realistas sobre educação sexual e sexualidade. Evidenciam
conceções pouco realistas sobre questões de género e identidade sexual. no
que diz respeito aos temas da Educação Sexual e Sexualidade.
Tais resultados apontam no sentido da importância de, em um contexto
escolar, criar oportunidades para os alunos poderem construir ideias mais
realistas sobre educação sexual e sexualidade. The present investigation aimed to identify conceptions of children from 2. nd degree, about the concepts of Sexual Education and Sexuality. In this sense we have built the following sentence: “What are the conceptions of students of the 1st round about the concepts of Sexual Education and Sexuality?”. The investigative methodology is part of a qualitative approach, with a design “case study” which was this investigation. The data were collected through a survey, formulated by five parts, each one of them relative at the opinion and the cultural situation of each child, in order to give other perspective about this subjects. The results suggest that the most part of the students show some unreal conceptions about the ideas of Sexual Education and Sexuality. The results also demonstrated some difficulty to comprehend questions of gender and sexual identity, factor that prevents them having a vision comprehensive in regard to relations of friendship they construct. |
Description: | Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/18466 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese - Lisandra Carina.pdf | 1.87 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.