Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/18466
Título: Educação sexual e sexualidade: conceções de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Sousa, Lisandra Carina Freitas
Orientador: Vieira, Celina Tenreiro
Palavras-chave: Educação sexual
Sexualidade
Ensino básico 1º ciclo
Métodos pedagógicos
Avaliação dos alunos
Data de Defesa: 2016
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: A presente investigação procurou responder à seguinte questão de investigação: “Que conceções evidenciam alunos do 1.º Ciclo sobre Educação Sexual e Sexualidade?”. A metodologia adotada enquadra-se numa abordagem de natureza qualitativa e num design de estudo de caso. A recolha de dados teve como instrumento um inquérito por questionário, constituído por cinco partes. As primeiras incluíam questões para recolher informação para caracterizar os sujeitos envolvidos no estudo. As restantes incluíam questões tendentes a fazer o levantamento das conceções dos alunos sobre educação sexual e sexualidade. Os resultados obtidos dão conta que a maior parte destes alunos têm conceções pouco realistas sobre educação sexual e sexualidade. Evidenciam conceções pouco realistas sobre questões de género e identidade sexual. no que diz respeito aos temas da Educação Sexual e Sexualidade. Tais resultados apontam no sentido da importância de, em um contexto escolar, criar oportunidades para os alunos poderem construir ideias mais realistas sobre educação sexual e sexualidade.
The present investigation aimed to identify conceptions of children from 2. nd degree, about the concepts of Sexual Education and Sexuality. In this sense we have built the following sentence: “What are the conceptions of students of the 1st round about the concepts of Sexual Education and Sexuality?”. The investigative methodology is part of a qualitative approach, with a design “case study” which was this investigation. The data were collected through a survey, formulated by five parts, each one of them relative at the opinion and the cultural situation of each child, in order to give other perspective about this subjects. The results suggest that the most part of the students show some unreal conceptions about the ideas of Sexual Education and Sexuality. The results also demonstrated some difficulty to comprehend questions of gender and sexual identity, factor that prevents them having a vision comprehensive in regard to relations of friendship they construct.
Descrição: Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/18466
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese - Lisandra Carina.pdf1.87 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.